PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Questão de Biologia - (UEPG) Com relação ao núcleo das células, assinale a alternativa correta.

2. (UEPG) Com relação ao núcleo das células, assinale a alternativa correta. 
a) Uma das principais características da prófase da mitose é a reconstituição do núcleo, visto que nessa etapa as cromátides irmãs se separam e seguem para os pólos das células (em direção ao núcleo recém-formado). 
b) O núcleo pode ser visualizado em todas as etapas de divisão celular, visto que sua estrutura deve se manter uniforme para evitar a perda de material genético celular. 
c) Todos os eucariotos possuem apenas um núcleo por célula, de forma arredondada e que abriga a cromatina. Além disso, podem ser observados no interior do núcleo os nucléolos, massas densas compartimentalizadas por membranas. 
d) Os componentes do núcleo são a cromatina, nucléolos e nucleoplasma. São envoltos por uma estrutura rígida e contínua que impede o trânsito de substâncias entre o citoplasma e o meio intranuclear. 
e) O núcleo, presente apenas em células eucariotas, é a estrutura que abriga o material genético celular e, além disso, apresenta membrana dupla (carioteca) contendo poros, através dos quais ocorrem trocas de material entre o núcleo e o citoplasma.

RESPOSTA:
Letra E.

O núcleo é considerado a central de informações da célula. Ele é envolvido pelo envoltório nuclear, o qual é constituído por uma membrana dupla e repleta de poros. Os poros permitem a passagem de algumas substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário