PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Questão de PET - Leia a reportagem a seguir: Pesquisa brasileira testa viabilidade de captura de CO2

5 - Leia a reportagem a seguir: 
Pesquisa brasileira testa viabilidade de captura de CO2 para produção de hidrocarbonetos. Um novo projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) vai testar a viabilidade de produzir hidrocarbonetos a partir da captura de CO e fontes renováveis de energia, para produção de produtos de hidrocarbonetos sintéticos. Batizado de CO2CHEM, o projeto será desenvolvido pela Repsol Sinopec Brasil (RSB), em parceira com o RCGI, centro de pesquisa da USP; Senai Cetiq; e da Hytron, criada a partir de pesquisas na Unicamp e voltada para soluções para produção de hidrogênio. A ideia é processar combustíveis e outros produtos sintéticos derivados de cadeias de carbono (hidrocarbonetos). A estratégia de descarbonização, por sua vez, vem dos insumos – monóxido de carbono (CO) e hidrogênio (H2 ) – obtidos a partir da captura de dióxido de carbono (CO), um gás do efeito estufa, e da eletrólise da água usando energia gerada a partir de fontes renováveis. Assim, ao menos no processo industrial de fabricação dos combustíveis, é possível evitar a emissão de carbono. “Uma das alternativas que exploramos é a utilização do CO2 proveniente de diferentes fontes para gerar produtos de alto valor agregado, como combustíveis e produtos químicos, especialmente aqueles que ainda não possuem substitutos, como lubrificantes, querosene de aviação ou petroquímicos”, explica Támara García, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec. 
Disponível em: <https://epbr.com.br/pesquisa-brasileira-testa-viabilidade-de-captura-de-co2-para-producao-de-hidrocarbonetos/17. Acesso em: 16 maio 2021. 

Sobre o novo projeto CO2CHEM de produção de combustível, podemos afirmar: 
I. A viabilidade da captura de CO2 para produção de combustível contribuirá para a redução do efeito estufa. 
II. Podemos considerar o CO2 atmosférico como fonte não renovável de energia. 
III. O projeto visa enfrentar o grande desafio das mudanças climáticas, derivado do acúmulo de carbono na atmosfera. 
V. O projeto visa apenas a produção de combustíveis, não podendo ser considerada como tecnologia voltada para a sustentabilidade.

Estão corretas as afirmativas: 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) I,II,III e IV. 
d) I,II e IV.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário