PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Questão de PET - Você já ouviu falar sobre o Acordo de Paris?

6 - Você já ouviu falar sobre o Acordo de Paris? 
Cinco anos atrás, em 12 de dezembro de 2015, durante a COP 21 (21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), foi firmado o Acordo de Paris. Compromisso mundial que vem sendo muito falado desde então, mas nem todos entendem o que é. O famoso Acordo é um compromisso firmado entre 195 países com meta na redução da emissão de gases do efeito estufa. Ou seja, para combater a crise climática, após várias negociações, os países assinaram o Acordo, que entrou em vigor em 4 de novembro de 2016. A principal meta do Acordo de Paris é manter o aumento da temperatura do planeta bem abaixo dos 2ºC, para garantir um futuro com baixa emissão de carbono, adaptável, próspero e justo para todos. 
Disponível em: https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?77471/Acordo-de-Paris-completacinco-anos-com-licoes-aprendidas .Acesso em 17 de maio de 2021. 
  • Responda: A produção de combustível a partir do CO2 (projeto CO2 CHEM) pode colaborar com o acordo de Paris? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
SIM. Os cientistas já conseguem transformar gás carbônico em gasolina, uma nova tecnologia que promete limpar o ar e gerar energia simultaneamente. O gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) é conhecido como um poluente atmosférico. O projeto “CO2CHEM”, que tem como objetivo desenvolver alternativas tecnológicas para a produção de hidrocarbonetos verdes a partir de gás carbônico (CO2).

2 comentários: