PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 6 de julho de 2021

Questão de Biologia - (UFRN) Em algumas cidades brasileiras, uma grande parte da área urbana não está saneada

(UFRN) Em algumas cidades brasileiras, uma grande parte da área urbana não está saneada. Como consequência dessa situação, um problema sério é a contaminação de reservatórios naturais de água. Como diversos esgotos das cidades são lançados em locais que entram em contato com a água desses reservatórios, um grave problema de impacto ambiental que acontece é o fenômeno da eutrofização. No gráfico a seguir, está representado o comportamento de quatro componentes que foram medidos em um reservatório natural: peixes, bactérias aeróbias, nutrientes e oxigênio. As variações da concentração desses componentes no tempo foram provocadas pela eutrofização.




Considerando o gráfico, 
a) Identifique os componentes 1, 2, 3 e 4. 
b) Explique por que, a partir do tempo t2 , a concentração do componente 1 continua aumentando e a do componente 4 continua diminuindo.

RESPOSTA:
a) 1. bactérias aeróbicas; 2. nutrientes; 3. oxigênio; e 4. peixes. 

 b) A partir do tempo t 2 , o número de bactérias aeróbicas aumenta devido à disponibilidade de matéria orgânica na água. Devido ao consumo do oxigênio dissolvido na água, o número de peixes diminui porque esses animais não conseguem sobreviver em ambientes pobres em oxigênio.

Um comentário: