PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 6 de julho de 2021

Questão de Biologia - (Uema) Os cientistas avaliaram as mudanças climáticas em todo o mundo.

(Uema) Os cientistas avaliaram as mudanças climáticas em todo o mundo. No Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas produziu o primeiro grande relatório dedicado exclusivamente a nossa realidade. Muitos impactos já são observados e poderão ficar mais intensos nos próximos 50 anos, a exemplo da redução da capacidade hídrica da Amazônia em até 40%, aumento de temperatura em até 6 oC, terras agricultáveis reduzidas e grandes enchentes. Fonte: SPITZCOVSKY, Débora. O que diz o primeiro relatório sobre mudanças climáticas no Brasil. 
Disponível em: www.viajeaqui.abril.com.br. Acesso em: 20 nov. 2014. 
Conhecendo que o solo interage com a atmosfera, com o clima, com as águas superficiais e subterrâneas, a) indique um impacto humano sobre o solo. 
b) explique como minimizar as consequências do referido impacto.

RESPOSTAS
a) O solo perde seus nutrientes. O desmatamento empobrece o solo porque a cobertura vegetal protege a terra, por exemplo, contra a ação da água das chuvas que carrega os minerais do solo e pode também causar desabamentos. 

 b) O solo deve ser cultivado de modo a diminuir ao máximo a erosão e o esgotamento dos seus minerais com técnicas como a rotação de culturas. Nas encostas, onde a erosão é maior, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços. Ao lado de áreas destinadas a culturas, deve ser preservada uma região com vegetação natural, ocupando áreas críticas, como as encostas íngremes e as margens de rios e lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário