PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 6 de julho de 2021

Questão de Biologia - (UFMG) Em maio de 2012, o Governo Federal enviou ao Congresso uma Medida Provisória

(UFMG) Em maio de 2012, o Governo Federal enviou ao Congresso uma Medida Provisória com uma série de alterações no Código Florestal Brasileiro. Algumas dessas alterações foram criticadas pela comunidade científica nacional, entre elas a possibilidade de utilização de espécies de plantas exóticas para recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP) de margens de rios e a restauração da floresta na faixa de 5 metros a partir da margem de pequenos rios (mata ciliar). A figura abaixo ilustra uma situação típica de uma propriedade rural na Mata Atlântica, com a APP degradada e alguns remanescentes de floresta isolados, nos quais sobrevive uma espécie de primata ameaçada de extinção.

Considerando a figura e usando seus conhecimentos sobre o tema, 
a) Explique a importância da mata ciliar para a qualidade da água e a integridade dos rios. 
b) Cite duas razões que apoiam as críticas feitas pela comunidade científica sobre a utilização de plantas exóticas para a recuperação da mata ciliar. 
c) Explique como a recuperação da mata ciliar pode contribuir para a diminuição da chance de extinção da espécie de primata ameaçada.

RESPOSTAS:
a) A mata ciliar dificulta a erosão das margens dos rios e, portanto, diminui a possibilidade da ocorrência de assoreamento e eutrofização das águas. 
 b) Plantas exóticas podem eliminar, por competição, a mata nativa e não cumprir seu papel de manter a qualidade dos rios, lagos e outras coleções de águas continentais. 
 c) A recuperação da mata ciliar permite a restauração do habitat do primata, auxiliando a preservação da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário