Um estudante afirmou que não é necessário ingerir vitaminas porque elas não fornecem energia nem fazem parte de nenhuma estrutura do corpo. Critique a afirmação desse estudante.
RESPOSTA:
Esse estudante está enganado; as vitaminas são fundamentais na alimentação, pois regulam diversas funções do organismo, e a falta delas prejudica o seu funcionamento normal, causando doenças.
Leia também:
Nos séculos XV e XVI, na época das Grandes Navegações, feridas por todo o corpo, dores nas articulações, hemorragias, inflamações das gengivas e perda dos dentes eram comuns nos marinheiros que faziam viagens longas. Era a doença conhecida como "mal das gengivas". O alimento de bordo era basicamente carne de charque bovina ou de porco, bacalhau, azeite, açúcar, mel, vinho e biscoitos. Faltavam frutas e verduras. Em 1747, o médico inglês James Lind (1716-1794) observou que as frutas cítricas, como a laranja e o limão, conseguiam prevenir o mal. No entanto, os médicos da época tinham dificuldade em aceitar que doenças crônicas poderiam ser causadas por má alimentação, preferindo atribuí-las a microrganismos ainda desconhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário