PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de junho de 2021

Questão de Biologia - (PUC-SP) A análise bioquímica comparativa de uma mesma proteína

(PUC-SP) A análise bioquímica comparativa de uma mesma proteína encontrada entre as espécies cavalo, chimpanzé e homem revelou que a molécula é constituída de 100 aminoácidos, dispostos da mesma maneira ou ordem no homem e no chimpanzé, enquanto no cavalo diferem em 10 dos 100 aminoácidos encontrados. Considerando que o DNA determina a síntese de proteínas na célula através do RNA-mensageiro, como você explica a:
a) semelhança entre essa proteína no homem e chimpanzé?
b) diferença entre essa proteína do cavalo, quando comparada com a do homem e a do chimpanzé?

RESPOSTA:

a) Os genes que codificam essas proteínas são idênticos. Essa identidade é explicada pelo fato de o homem e o chimpanzé descenderem de um ancestral comum em uma época relativamente recente. Por isso não houve acúmulo de mutações em quantidade suficiente para tornar essa proteína diferente nas duas espécies. 

b) Como a separação entre os organismos que originaram o cavalo e os que originaram o homem e o chimpanzé ocorreu há mais tempo que a separação entre o homem e o chimpanzé, o acúmulo de mutações foi maior naquele caso, e os genes do cavalo ficaram muito diferentes dos genes do homem e do chimpanzé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário