No seu livro A origem das espécies, Charles Darwin refere que “[...] uma mudança acidental no tamanho e na forma do corpo, ou na curvatura e tamanho da probóscide, pequena demais para ser notada por nós, poderia favorecer a abelha ou outro inseto de tal maneira que um indivíduo com essa característica poderia conseguir seu alimento mais rapidamente e ter maior chance de sobreviver e deixar descendentes. Esses descendentes provavelmente herdariam essa tendência. [...] Assim, posso compreender como uma flor e a abelha podem, lentamente [...], modificar-se e tornar-se adaptadas uma à outra por meio da constante preservação de indivíduos que apresentam ligeiras modificações em sua estrutura”.
a) Que fenômeno origina o que Darwin chama de “uma mudança acidental no tamanho e na forma do corpo”? Explique como mudanças desse tipo aparecem.
b) A que processo Darwin se refere no trecho “[...] um indivíduo com essa característica poderia conseguir seu alimento mais rapidamente e ter maior chance de sobreviver e deixar descendentes”?
RESPOSTA:
a) Essas mudanças ocorrem por mutações no DNA
dos indivíduos, as quais podem ocorrer por
acaso ou devido à ação de algum agente mutagênico que estimule seu aparecimento, como
a radiação, por exemplo. Se presentes nos gametas, essas mutações podem ser transmitidas
de geração em geração.
b) Seleção natural.
LEIA TAMBÉM:
A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 - ATIVIDADE 12 - ATIVIDADE 13 - ATIVIDADE 14 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário