PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de junho de 2021

Questão de Biologia - No seu livro A origem das espécies, Charles Darwin refere que “[...] uma mudança acidental no tamanho

No seu livro A origem das espécies, Charles Darwin refere que “[...] uma mudança acidental no tamanho e na forma do corpo, ou na curvatura e tamanho da probóscide, pequena demais para ser notada por nós, poderia favorecer a abelha ou outro inseto de tal maneira que um indivíduo com essa característica poderia conseguir seu alimento mais rapidamente e ter maior chance de sobreviver e deixar descendentes. Esses descendentes provavelmente herdariam essa tendência. [...] Assim, posso compreender como uma flor e a abelha podem, lentamente [...], modificar-se e tornar-se adaptadas uma à outra por meio da constante preservação de indivíduos que apresentam ligeiras modificações em sua estrutura”. 
a) Que fenômeno origina o que Darwin chama de “uma mudança acidental no tamanho e na forma do corpo”? Explique como mudanças desse tipo aparecem. 
b) A que processo Darwin se refere no trecho “[...] um indivíduo com essa característica poderia conseguir seu alimento mais rapidamente e ter maior chance de sobreviver e deixar descendentes”?

RESPOSTA:
 a) Essas mudanças ocorrem por mutações no DNA dos indivíduos, as quais podem ocorrer por acaso ou devido à ação de algum agente mutagênico que estimule seu aparecimento, como a radiação, por exemplo. Se presentes nos gametas, essas mutações podem ser transmitidas de geração em geração. 
b) Seleção natural. 

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário