PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Pesquisem as principais características de alguns fósseis de transição entre as baleias atuais

Pesquisem as principais características de alguns fósseis de transição entre as baleias atuais e os mamíferos terrestres dos quais elas evoluíram, principalmente os seguintes gêneros: Pakicetus, Ambulocetus, Rhodocetus, Dorudon, Basilosaurus, destacando as adaptações à vida aquática que surgiram ao longo desse processo evolutivo.

RESPOSTAS:

Pakicetus: Encontrado no Paquistão, vindo daí seu nome. Do início do Eoceno (56 a 34 milhões de anos), com cerca de 1,5 m de comprimento, formato do crânio e dentes com algumas características das baleias. A orelha média mostra algumas adaptações para a audição no meio aquático. • Ambulocetus: Encontrado no Paquistão, data do período Eoceno (50 a 49 milhões de anos). Com corpo alongado e pernas traseiras adaptadas à propulsão no meio aquático, mas podendo se locomover também no meio terrestre. A cauda, ligeiramente achatada, podia ajudar na propulsão. Olhos e narinas no topo do crânio, permitindo-lhe ver e respirar mesmo parcialmente submerso. 

Rhodocetus: Encontrado no Paquistão, data do período Eoceno (54 a 38 milhões de anos). Com vértebras cervicais menores, do tipo encontrado em animais aquáticos. A orelha média está mais adaptada à audição no meio aquático. 

Dorudon: Encontrado na América do Norte, Egito e Paquistão (41 a 33 milhões de anos), com cerca de cinco metros de comprimento. Com características semelhantes às do Basilosaurus, as aberturas nasais encontram-se em posição intermediária entre as dos mamíferos terrestres e a das baleias atuais. 

Basilosaurus: Descoberto no Paquistão, Egito e Estados Unidos (34 a 39 milhões de anos), com 18 metros de comprimento, corpo bem alongado e vestígios de pernas traseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário