PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Pesquisem qual é a área de atuação, a duração dos cursos relacionados

Pesquisem qual é a área de atuação, a duração dos cursos relacionados e outras características de profissões em que sejam necessários conhecimentos de Ecologia. Alguns exemplos dessas profissões: engenheiro ambiental, engenheiro- -agrônomo (ou agrônomo), engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, bacharel em ecologia, tecnólogo em gestão ambiental, tecnólogo em saneamento ambiental, técnico em controle ambiental, técnico em meio ambiente, etc. Se possível, entrevistem profissionais dessas áreas.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

• O engenheiro ambiental orienta empresas e órgãos públicos para que o desenvolvimento econômico seja sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, desenvolvendo tecnologias para proteger o ambiente e realizando estudos de impacto ambiental, gerenciamento de energia, tratamento de esgoto, recuperação de áreas degradadas, etc. A duração média do curso é de cinco anos. 

• O engenheiro agrônomo atua para melhorar a produção agrícola, cuidando do preparo e cultivo do solo, do combate de pragas, da colheita, armazenamento e distribuição da safra, da alimentação e da saúde e dos animais, do manejo e recuperação das pastagens, além de gerenciar o armazenamento e comercialização de alimentos, entre outras funções. Atua em empresas, principalmente da agropecuária, e órgãos públicos. Duração média de cinco anos. 

• O engenheiro florestal gerencia parques e reservas florestais, avalia e planeja o aproveitamento de produtos da floresta, cuida da recuperação de áreas degradadas, de projetos de reflorestamento e do melhoramento genético de plantas. Há vagas em várias áreas do setor privado, como nas empresas de reflorestamento e indústrias de base florestal, principalmente nas de papel e celulose, em ONGs que atuam nessa área e em órgãos públicos, como o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente. Duração média de cinco anos. 

• O engenheiro sanitarista participa de projetos, construção e operação de sistemas de água e esgotos. Cuida da qualidade da água, do tratamento do esgoto e do lixo. Avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente e da prevenção da poluição causada por indústrias. Pode trabalhar em empresas privadas ou para prefeituras e secretarias estaduais e federais na área de saneamento básico e na área de consultoria ambiental. Duração média de cinco anos. 

• O bacharel em Ecologia analisa o funcionamento dos ecossistemas e os impactos ambientais da atividade humana, de modo a evitar desequilíbrios ecológicos, proteger os recursos ambientais e recuperar ecossistemas. Realiza pesquisas sobre as interações entre os seres vivos e o ambiente e suas repercussões sobre o equilíbrio ambiental e a saúde humana. Atua no planejamento do crescimento urbano. Pode trabalhar para empresas privadas e ONGs, na área de consultoria, por exemplo, e em órgãos públicos, como o Ibama e em secretarias municipais e estaduais, além de lecionar e realizar pesquisas em universidades, bem como participar de trabalhos educacionais na comunidade. Duração média de quatro anos. 

• O tecnólogo em gestão ambiental desenvolve projetos para prevenir e solucionar problemas de poluição das águas, para a recuperação do solo e de áreas verdes, a reciclagem de materiais e educação ambiental, tratamento de lixo, etc. Pode trabalhar para empresas públicas e privadas. A duração média do curso é de dois anos mais um estágio obrigatório. 

• O tecnólogo em saneamento ambiental trabalha em conjunto com o engenheiro sanitarista na instalação, fiscalização e manutenção de redes de água e esgotos, no gerenciamento de aterros sanitários e no controle de poluição ambiental. Pode trabalhar em empresas privadas de saneamento ou em órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A duração média é de três anos.


• O técnico em controle ambiental coleta e analisa dados ambientais, realiza análises da qualidade da água e do esgoto, gerencia o manejo de resíduos sólidos. Pode trabalhar em instituições públicas e privadas. Duração: cerca de 800 horas. 

• O técnico em meio ambiente colabora na elaboração de estudos ambientais, atua em programas de educação ambiental e de conservação de recursos naturais. Pode atuar em instituições públicas e privadas em unidades de conservação ambiental. Duração: cerca de 800 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário