PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de junho de 2021

Questão de Biologia - (UFPR) Acredita-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes

(UFPR) Acredita-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Briófitas e pteridófitas apresentam gametas masculinos flagelados, demonstrando haver ainda nesses grupos uma grande dependência da água para a sua reprodução. Nas angiospermas, essa dependência foi eliminada através do desenvolvimento de grãos de pólen. 
a) Cite dois meios pelos quais os grãos de pólen podem ser transportados até o estigma das flores. 
b) Descreva como, após o grão de pólen alcançar o estigma de uma flor, ocorrerá a fecundação da oosfera e o desenvolvimento do endosperma.


RESPOSTAS:
a) O transporte dos grãos de pólen até o estigma das flores denomina-se polinização. A polinização pode ser através do vento (anemófila), dos pássaros (ornitófila) e dos insetos (entomófila). 

 b) O grão de pólen, após alcançar o estigma da flor, forma o tubo polínico. O crescimento do tubo polínico é orientado pelo núcleo vegetativo do grão de pólen. No tubo polínico formam-se os dois núcleos espermáticos ou gaméticos, a partir do núcleo generativo ou reprodutivo do grão de pólen. Os núcleos espermáticos são os gametas masculinos dos vegetais. O tubo polínico lança os dois núcleos espermáticos dentro do saco embrionário do óvulo vegetal. O primeiro núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o ovo ou zigoto. O segundo núcleo espermático fecunda os dois núcleos polares formando o endosperma ou albúmen, estrutura 3n, que armazena substâncias de reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário