PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Pesquisem qual a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural

Pesquisem qual a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural; como é feita a extração de cada um desses recursos, como são usados e, se houver produtos derivados, quais são; como evoluiu a exploração dessas fontes energéticas fósseis a partir da Revolução Industrial; quais os problemas causados pela utilização desse tipo de energia; qual a proporção (em relação a outras fontes de energia) desse tipo de energia no mundo e no Brasil.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

O carvão mineral e o petróleo são formados por uma mistura de substâncias orgânicas. O carvão mineral formou-se ao longo de milhões de anos, a partir da decomposição e da transformação de plantas mortas, cobertas por depósitos de terra e submetidas a altas pressões. Do mesmo modo, algas e outros seres microscópicos aquáticos foram soterrados e acabaram se transformando em petróleo. Durante esse processo, a decomposição dos organismos também liberou um gás, o gás natural, usado como combustível.

O petróleo é extraído de depósitos subterrâneos, localizados sob a terra ou sob o mar, por meio da perfuração de poços. Depois de sua extração, ele é transportado para refinarias, onde se faz a purificação e a separação dos seus componentes. Surgem assim vários produtos: gasolina, querosene, óleo diesel e gás de cozinha, conhecido como gás liquefeito do petróleo (GLP). A partir do petróleo são fabricados ainda muitos produtos: tinta, asfalto, plásticos, detergente, borracha sintética, etc. Além de serem recursos naturais não renováveis (esses materiais não são recompostos na natureza na mesma velocidade em que são consumidos), o carvão mineral e o petróleo poluem o ambiente e, ao liberarem gás carbônico, contribuem para o aquecimento global e para a poluição do ar (monóxido de carbono e outras substâncias). Em 2006, o petróleo, o carvão mineral e o gás natural representavam cerca de 87% da produção de energia no mundo e cerca de 50% no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário