PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Observe a figura abaixo e responda às questões.

1. Observe a figura abaixo e responda às questões.


Árvore filogenética simplificada indicando o parentesco evolutivo entre a espécie humana e outros primatas. No grupo “outros macacos” estão representados o babuíno (cerca de 1 m) e o mico-de-cheiro (aproximadamente 35 cm). Observação: há duas espécies de chimpanzés: o chimpanzé comum (Pan troglodytes) e o bonobo (Pan paniscus). (As medidas indicam o comprimento do animal.) 

a) Entre os primatas representados na figura, quais são os mais próximos da espécie humana e quais são os mais distantes? 
b) Em 2011, um gorila chamado Ambam ficou famoso por um vídeo na internet no qual aparece caminhando sobre os dois pés, como os seres humanos. Ambam nasceu em 1990 e vive em um zoológico na Inglaterra. Seus criadores atribuem a habilidade de Ambam à convivência com seres humanos. Apesar de existirem exceções como essa, o andar bípede é comum apenas em primatas humanos. Como essa forma de se locomover influenciou no modo como a espécie humana evoluiu? 
c) De acordo com o cladograma, há quantos anos os gorilas teriam surgido?


RESPOSTAS:

a) O chimpanzé é o primata mais próximo; enquanto o lêmure e o társio são os mais distantes. 

b) A capacidade de caminhar sobre os dois pés possibilitou que as mãos ficassem livres para segurar e manipular objetos. Isso fez com que os seres humanos se tornassem capazes, por exemplo, de recolher e transportar alimentos e crianças, pegar pedras e galhos que podem ser usados como armas, manusear instrumentos delicados de trabalho, etc.

c) Há 8 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário