PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de junho de 2021

Questão de Biologia - Imagine duas espécies, A e B, que vivem em um mesmo local

Imagine duas espécies, A e B, que vivem em um mesmo local com temperatura média de 23 ºC. Para sobreviver, a espécie A requer 50 mg de proteína e 70 mL de água diariamente, além de temperaturas médias entre 20 ºC e 28 ºC. A espécie B, por sua vez, necessita de 85 mg de proteína, 90 mL de água e temperaturas entre 18 ºC e 26 ºC. 
a) Para qual espécie um aumento na temperatura média de 23 °C para 27 °C representaria um fator limitante? 
b) A diminuição geral na disponibilidade de alimento e de água teria maior impacto em qual das espécies? Por quê? 
c) No caso de aumento da temperatura média e da diminuição da disponibilidade de alimento e água, o que poderia acontecer com as populações daquele local? Para sua resposta, considere que as espécies citadas podem se deslocar.

RESPOSTAS:

a) Um aumento na temperatura média de 23 ºC para 27 ºC representaria um fator limitante para a espécie B, que apresenta um intervalo de tolerância de 18 ºC a 26 ºC. 

b) Uma diminuição geral na disponibilidade de alimento teria mais impacto na espécie B, porque suas necessidades diárias de proteína e de água são maiores do que as requisitadas pela espécie A. 

c) No caso de aumento da temperatura média e diminuição da disponibilidade de alimento, as populações do local tendem a diminuir, devido à emigração para locais com melhores condições ou devido ao aumento da taxa de mortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário