A pressão insuficiente, em excesso ou desigual entre os pneus coloca em risco a segurança na condução e afeta o rendimento do veículo. Pensando nisso, numa manhã fria (10 °C), um motorista efetuou corretamente a calibração dos pneus do seu carro para 29 e 31 psi, seguindo a tabela de calibragem dos pneus no manual do fabricante, como indica a figura a seguir. Ao meio-dia, chegou ao seu destino e, após um período de descanso, carregou o carro com lotação máxima.
Considerando que a temperatura ambiente naquele momento era de 30 °C, o motorista certamente precisaria
a) encher os pneus dianteiros e traseiros.
b) encher os pneus dianteiros e esvaziar os traseiros.
c) encher apenas os pneus traseiros.
d) encher apenas os pneus dianteiros.
Dados: T/K = 273 + t/°C; desconsiderar a variação no volume dos pneus; o sensor de pressão não indica variações menores que 1 psi.
RESPOSTA:
Letra C.
O motorista a 10° C calibrou corretamente os pneus dianteiros e traseiros, em 29 e 31 psi, respectivamente. Na temperatura de 30°C, a pressão ideal dos pneus dianteiros e traseiros deve ser de 31 e 37 psi, respectivamente. Considerando que não houve variação de volume, podemos calcular a P2 a 30oC em ambos os pneus utilizando-se a seguinte fórmula:
P1/T1 = P2/Tz
Para os pneus dianteiros 29/283 = P2/303 P2 = 31,05 psi
Para os pneus traseiros 31/283 = P2’/303 P2’ = 33,2 psi
Desse modo, a 30oC, os pneus dianteiros não deverão ser recalibrados, mas os traseiros sim.
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