PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Questão de Biologia - Pesquisem o conteúdo da letra da música “Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque

Pesquisem o conteúdo da letra da música “Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque. Nessa música, os compositores citam o nome de várias aves brasileiras. E ainda passam uma mensagem ecológica: 
“Bico calado 
Muito cuidado 
Que o homem vem aí” 
(Na realidade, muitas espécies, e não só as aves, estão correndo perigo — até mesmo nós, seres humanos.) 
Façam uma pesquisa sobre as principais características e modo de vida dos pássaros que aparecem na música. Podem também apresentar a música para a classe.

RESPOSTA:
Na canção há um grande número de aves encontradas no Brasil. O professor pode dividir a turma em grupos, propondo que cada grupo pesquise sobre uma ave e apresente o resultado para a turma. Veja alguns resultados da pesquisa como exemplo: 

• Pintassilgo (Corduelis magellanica): é encontrado em muitos países da America do Sul, sendo também conhecido como pintassilva. Habita campos, matas, áreas de agricultura, pinhais, etc. 

• Pintarroxo: é um nome popular, que não corresponde a nenhum grupo taxonômico, abrangendo vários gêneros. 

• Melro ou melro-preto (Turdus merula): é onívoro, tem uma grande variedade de cantos, faz ninhos em bosques e jardins, e pode ser encontrado tanto em florestas como em campo aberto e zonas urbanas. 

• Uirapuru (Cyphorhinus aradus): é um pássaro da Amazônia, que atrai bandos de aves com seu longo e melodioso canto. Dizem também que quando ele canta, os outros animais se calam, num ato de reverência. O canto longo e melodioso do uirapuru é, na verdade, uma forma de cortejar e atrair a fêmea para o acasalamento. O canto dura cerca de quinze minutos no nascer e pôr do sol, na época de construção do ninho. O uirapuru também encanta os artistas. Em 1907, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) compôs o poema sinfônico “Uirapuru”, baseado em material coletado em suas viagens pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário