Citem alguns exemplos de aves que possuem as adaptações a seguir. Para cada ave pesquisada, elaborem uma ficha que contenha seus hábitos de vida, suas relações ecológicas e seu habitat.
a) pés adaptados a: agarrar-se aos ramos de árvores; caminhar ou correr no solo; nadar; segurar presas;
b) bicos adaptados a: quebrar sementes; recolher o néctar das flores; perfurar a casca das árvores para pegar larvas de insetos; capturar peixes.
Depois, apresentem o resultado do trabalho (com ilustrações, fotos ou vídeos) para a classe e a comunidade escolar. Informem-se também se em sua região existe alguma instituição educacional ou de pesquisa que trabalhe com aves brasileiras ou mantenha uma exposição sobre esses animais e verifiquem a possibilidade de agendar uma visita ao local. Caso isso não seja possível, pesquisem sites de universidades, museus, etc. que disponibilizem uma exposição virtual sobre o tema.
RESPOSTA:
a) Agarrar-se aos ramos de árvores: papagaio,
arara, periquito; caminhar ou correr no solo:
avestruz, ema; nadar: pato, biguá; segurar presas: coruja, águia, gavião.
b) Quebrar sementes: papagaio, arara, periquito,
cardeal; recolher o néctar das flores: beija-flor;
perfurar a casca das árvores e pegar larvas de
insetos: pica-pau; capturar peixes: pelicano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário