PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Turma da Mônica: O Óleo Pode Ser Reciclado

 

Turma da Mônica: O Óleo Pode Ser Reciclado

Mais tirinhas aqui:

Exercícios sobre as Mitocôndrias - com gabarito

Questão 1 - UNICAMP 2017 - Ao observar uma célula, um pesquisador visualizou uma estrutura delimitada por uma dupla camada de membrana fosfolipídica, contendo um sistema complexo de endomembranas repleto de proteínas integrais e periféricas. Verificou também que, além de conter seu próprio material genético, essa estrutura ocorria em abundância em todas as regiões meristemáticas de plantas. Qual seria essa estrutura celular? 

a) Cloroplasto. 
b) Mitocôndria. 
c) Núcleo. 
d) Retículo endoplasmático.

Questão 2 - UP Demais Cursos 2018/1 - “Assim como ocorre no núcleo das células, essas estruturas também contêm DNA. A diferença é que ele é transmitido somente pela mãe, o que faz com que não sirva para identificar paternidade, por exemplo.” (Revista Unesp Ciência, novembro de 2010). A que estruturas o texto se refere? 

a) Centríolos. b) Cromossomos. 
c) Microtúbulos. 
d) Mitocôndrias. 

Questão 3 - UERJ 2017/1 - As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais. Essa organela é denominada: 

a) núcleo 
b) centríolo 
c) lisossoma 
d) mitocôndria

Questão 4 - ENEM 1° Dia 2014 - Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a 

a) capacidade de produzir moléculas de ATP. 
b) presença de parede celular semelhante à de procariontes. 
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma. 
d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. 
e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.

Questão 5 - UFRR 2015 - Nesse processo, que ocorre no interior das mitocôndrias, as substâncias orgânicas reagem com gás oxigênio liberando energia para os processos vitais.

Qual é o nome desse processo executado pelas células do corpo humano?

a)Respiração celular. 
b) Fotossíntese. 
c) Digestão. 
d)Respiração pulmonar. 
e)Circulação.

GABARITO:
1) B
Resolução: A mitocôndria foi o organoide visualizado, pois apresenta dupla camada de membrana fosfolipídica, contendo um sistema complexo de endomembranas repleto de proteínas integrais e periféricas, com material genético próprio. As mitocôndrias ocorrem em abundância nas regiões meristemáticas das plantas, cujas células não possuem cloroplastos.
2) D
3) D
Resolução: A necessidade de maior contração muscular nas asas das aves faz com que as células musculares dessas estruturas dependam de maior energia (ATP) para essa movimentação, levando a maior presença de mitocôndrias, que são organelas responsáveis por produzirem energia através da oxidação de carboidratos.
4) D
Resolução: A presença de DNA circulante semelhante ao o DNA bacteriano junto à capacidade de autoduplicação são características importantes, as quais sustentam a teoria apresentada na questão.
5) A

Exercícios de Biologia sobre as Mitocôndrias - com gabarito

Questão 1 - ENEM PPL 1° Dia 2013 - Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O2, são produzidos CO2 e H2O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP. Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocôndrias, cuja função é 

a)facilitar a ruptura da membrana do ovócito. 
b)acelerar sua maturação durante a espermatogênese. 
c)localizar a tuba uterina para fecundação do gameta feminino. 
d)aumentar a produção de hormônios sexuais masculinos. 
e)fornecer energia para sua locomoção.

Questão 2 - ENEM 1° Dia 2013 - A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do trangene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
 
a)Lisossomo. 
b)Mitocôndria. 
c)Peroxissomo. 
e)Retículo endoplasmático.

Questão 3 - UDESC Prova Manhã 2016/2 - Assinale a alternativa que faz a relação correta entre a organela celular e a sua função. 

a) Mitocôndria – Respiração Celular 
b) Lisossomos – Permeabilidade Seletiva 
c) Vacúolo – Armazenamento de DNA 
d) Complexo Golgiense – Síntese de proteínas 
e) Cloroplastos – Transporte de aminoácidos

Questão 4 - ENEM 1ª Aplicação - 1° Dia 2016 - As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela? 

a) Núcleo. 
b) Mitocôndria. 
c) Peroxissomo. 
d) Complexo golgiense. 
e) Retículo endoplasmático.

Questão 5 - ENEM 2ª Aplicação - 1° Dia 2016 - Companheira viajante Suavemente revelada? Bem no interior de nossas células, uma clandestina e estranha alma existe. Silenciosamente, ela trama e aparece cumprindo seus afazeres domésticos cotidianos, descobrindo seu nicho especial em nossa fogosa cozinha metabólica, mantendo entropia em apuros, em ciclos variáveis noturnos e diurnos. Contudo, raramente ela nos acende, apesar de sua fornalha consumi-la. Sua origem? Microbiana, supomos. Julga-se adaptada às células eucariontes, considerando-se como escrava — uma serva a serviço de nossa verdadeira evolução. McMURRAY, W. C. The traveler. Trends in Biochemical Sciences, 1994 (adaptado). A organela celular descrita de forma poética no texto é o(a) 

a) centríolo. 
b) lisossomo. 
c) mitocôndria. 
d) complexo golgiense. 
e) retículo endoplasmático liso.

GABARITO:
1) E
Resolução: De modo geral, as mitocôndrias estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica. Essa estrutura nos espermatozoides realizam o processo de oxidação dos compostos orgânicos. Logo, com a energia liberada (ATP) é possível o deslocamento do gameta masculino. Portanto, a alternativa E está correta, tendo em vista que ocorre o fornecimento de energia.
2) B
Resolução: As leveduras são organismos unicelulares e microscópicas, mais conhecidas como fungos. Estas possuem em seu citoplasma muitas organelas, com exceção do cloroplasto que é uma organela presente nas células das plantas e de outros organismos fotossintetizadores. Nesse sentido, tendo em vista que apenas a mitocôndria possui DNA, esta é a única especializada para receber transgenes. Logo, a alternativa B está correta.
3) A
4) B
Resolução: O ciclo de Krebs consiste em uma das etapas do processo de respiração, a qual ocorre na organela denominada mitocôndria. Esta tem a função de produzir energia por meio da quebra da molécula de glicose, introduzindo oxigênio no carbono. Portanto, a alternativa B está correta.
5) C


Exercícios de Biologia sobre o Retículo Endoplasmático Liso - com gabarito

Questão 1 - EMESCAM 2015/2 - Dentre os vários tipos de fosfolipídios que fazem parte do sistema de membranas das organelas celulares, podem ser citados: a fosfatidilcolina, a fosfatidilserina e o fosfatidilinositol. Quando, por alguma razão, as mitocôndrias de uma determinada célula necessitam ampliar as suas áreas de membrana, a organela celular responsável pelo processo de síntese dos fosfolipídios que irão compor as membranas mitocondriais é o 

a) complexo de Golgi. 
b) retículo endoplasmático liso. 
c) peroxissomo 
d) retículo endoplasmático rugoso 
e) polissomo livre no citosol

Questão 2 - FCMSJF 2016/2 - O uso de álcool e drogas em excesso induz a proliferação de uma organela citoplasmática que é responsável pela degradação dessas substâncias. Dessa forma, aumenta-se a tolerância do organismo a essas drogas, necessitando cada vez mais altas doses para que elas possam fazer efeito. Assinale a alternativa referente a organela de que se trata o texto acima: 

a) Ribossomos. 
b) Retículo endoplasmático liso. 
c) Retículo endoplasmático rugoso. 
d) Complexo de Golgi

Questão 3 - UniNassau 2º Dia - Medicina 2018/2 - O alcoolismo é um problema que afeta mais de 12 milhões de brasileiros causando uma série de problemas sociais e econômicos. O aparato de saúde pública ainda tem dificuldade em ajudar as pessoas acometidas por este mal. Um dos órgãos mais afetados é o fígado que, ao tentar promover a desintoxicação, tem hipertrofia de uma organela em suas células. Qual organela está envolvida diretamente com esse processo de desintoxicação?
 
a) Mitocôndrias. 
b) Retículo endoplasmático liso. 
c) Lisossomos. 
d) Retículo endoplasmático rugoso. 
e) Vacúolo osmótico

Questão 4 - IFRR Superior 2017/1 - O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. O retículo endoplasmático liso, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que o retículo endoplasmático liso desempenha, qual não está correta? 

a) transporte de substância dentro da célula; 
b) participa na apoptose celular; 
c) inativação de certos hormônios ; 
d) síntese de esteroides; 
e) condução intracelular do impulso nervoso nas células do músculo estriado.

Questão 5 - UNICENTRO 2012/1 - Sobre as funções do retículo endoplasmático liso em uma célula eucariótica, é correto afirmar: 

a) É responsável pelo processo de ciclose, que consiste na síntese de ribossomos. 
b) Apresenta um papel fundamental na síntese de proteínas, devido aos ribossomos que se encontram aderidos à sua superfície. 
c) Está relacionado com o processo de secreção celular e síntese de polissacarídeos, além de transporte de substâncias. 
d) É responsável pela sustentação e pela manutenção da forma celular, principalmente nas células animais, que não possuem parede celular. 
e) Apresenta papel importante na síntese de lipídios e transporte de substâncias, além de participar da neutralização de substâncias tóxicas.

GABARITO:
1) B
2) C
3) B
4) B
5) E


Exercícios de Biologia sobre as leveduras - com gabarito

Questão 1 - UEA 2016 - As leveduras são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Apresentam parede celular e membrana plasmática envolvendo o citoplasma, onde são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense e outras organelas. Não possuem cloroplastos e nem moléculas de clorofila dispersas no citosol. As leveduras são seres que 

a) não possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam fotossíntese. 
b) possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam respiração celular. 
c) não possuem envoltório nuclear, não sintetizam proteínas e realizam respiração celular. 
d) possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam fotossíntese. 
e) não possuem envoltório nuclear, não sintetizam proteínas e realizam fotossíntese.

Questão 2 - UEMA 2020 - A produção de bebidas alcoólicas é realizada por meio da fermentação de diferentes ingredientes. O vinho, por exemplo, é fabricado a partir da fermentação da uva; já a cerveja é produzida pela fermentação da cevada. Tal processo se dá devido ao fato de alguns organismos obterem energia pela quebra do açúcar, produzindo gás carbônico (CO2) e álcool etílico (C2H5OH), na ausência de oxigênio (O2). Esses seres vivos preferem se desenvolver em ambientes úmidos, podem apresentar quitina em sua parede celular, glicogênio como produto de reserva, são eucariontes, heterotróficos e contêm o maior potencial enzimático encontrado no planeta. AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia em contexto. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2013. Pelas caraterísticas descritas, conclui-se que esses organismos são denominados 

a) bactérias. 
b) protozoários. 
c) leveduras. 
d) cianobactérias. 
e) dinoflagelados.

Questão 3 - UEA 2016 - As leveduras são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Apresentam parede celular e membrana plasmática envolvendo o citoplasma, onde são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense e outras organelas. Não possuem cloroplastos e nem moléculas de clorofila dispersas no citosol. A fermentação realizada por leveduras é diferente da fermentação realizada pelos músculos humanos, porque 

a) a primeira produz 2 ATP e a segunda produz 38 ATP. 
b) a primeira produz gás carbônico e a segunda não produz esse gás. 
c) a primeira utiliza gás oxigênio e a segunda não utiliza esse gás. 
d) a primeira utiliza energia luminosa e a segunda não utiliza essa energia. 
e) a primeira utiliza glicose e a segunda utiliza aminoácidos.

Questão 4 - CESMAC 2° Dia Medicina 2020/1  - As leveduras são fungos muito utilizados na indústria de bebidas para fermentação alcoólica. Sobre este assunto, e considerando que tais fermentos podem ser desidratados para posterior utilização, é correto afirmar: 

a) leveduras são organismos eucariontes uni - ou multicelulares, incluídos no Domínio Eukaria, que se reproduzem por bipartição. 
b) em relação à respiração aeróbica, a fermentação alcoólica não produz vantagem energética para a realização de trabalho celular. 
c) a inclusão de células de leveduras desidratadas, em ambiente hipertônico, facilita a entrada de água na célula sem gasto de energia. 
d) processos de desidratação provocam a morte celular, pois comprometem a realização das reações metabólicas. 
e) leveduras produzem gás carbônico, mas não álcool, durante a fermentação de alimentos, tais como massas de pães e pizzas.

Questão 5 - ENEM 1° Dia 2012 - Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da 

a) liberação de gás carbônico. 
b) formação de ácido lático. 
c) formação de água. 
d) produção de ATP. 
e) liberação de calor.

Questão 6- Unaerp 2016/2  - Na fabricação de pães, o fermento, que são fungos normalmente chamados de levedura, é responsável pelo crescimento da massa, devido à liberação de 
a) ácido lático pela fermentação láctica. 
b) etanol pela fermentação alcoólica. 
c) gás carbônico pela fermentação láctica. 
d) gás carbônico pela fermentação alcoólica. 
e) gás oxigênio pela respiração aeróbica.

GABARITO:
1) D
2) C
3) B
4) B
Resolução: O ganho energético no processo de respiração aeróbia é significativamente maior do que os que ocorrem por meio da respiração anaeróbia.
5) A
Resolução: As leveduras realizam fermentação alcoólica como meio de conseguir energia. Essa reação libera álcool e gás carbônico, que fica aprisionado em pequenos espaços na massa, dando aspecto esponjoso.
6) D

Exercícios de Biologia sobre o Complexo de Golgi - com gabarito

Questão 1 - Unisinos Inverno 2014 - Nas células eucarióticas, os ribossomos são organelas cuja função é sintetizar proteínas e enzimas usadas pela célula. As proteínas produzidas pelos polirribossomos geralmente permanecem dentro da célula para uso interno. Entretanto, as enzimas produzidas pelos ribossomos aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesículas. Para qual das organelas abaixo essas vesículas são transportadas?

 a) Retículo Endoplasmático Liso 
b) Vacúolo 
d) Núcleo Celular 
e) Mitocôndrias

Questão 2 - UFN Inverno 2015 - 
O __________________________ desempenha papel importante na formação dos espermatozoides, originando o acrossomo. 

a) retículo endoplasmático liso 
b) retículo endoplasmático rugoso 
c) nucléolo 
d) lisossomo 
e) complexo golgiense

Questão 3 - MULTIVIX 2015 - O acrossomo presente na região anterior do espermatozoide contém enzimas que tem a função de perfurar a membrana do óvulo durante a fecundação. A formação deste acrossomo ocorre a partir do (a): 

a) Retículo endoplasmático liso. 
b) Complexo de Golgi. 
c) Mitocôndria. 
d) Centríolo. 
e) Lisossomo.

Questão 4 - UNICENTRO 2016 - O acrossomo é uma vesícula formada de membrana unitária. No interior dessa vesícula, há enzimas digestivas que, nos espermatozoides, são responsáveis pela perfuração do óvulo para possibilitar a fecundação. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a estrutura celular responsável pela origem do acrossomo. 

a) Centríolos. 
b) Complexo golgiense. 
c) Peroxissomos. 
d) Retículo endoplasmático granular. 
e) Ribossomos.

Questão 5 - IFPE Superior 2017 - 
Uma das causas da infertilidade masculina é a teratospermia, uma alteração na morfologia dos espermatozoides que passam a ter a cabeça redonda, não havendo a formação do acrossomo, que é uma vesícula repleta de enzimas digestivas, localizada na cabeça do espermatozoide, sendo essencial à sua penetração no ovócito e à fertilização. A organela que produz o acrossomo é denominada 
a) complexo de Golgi ou complexo golgiense. 
b) mitocôndria. 
c) retículo endoplasmático granuloso. 
d) retículo endoplasmático liso. 
e) peroxissomo.

Questão 6 - UNICENTRO 2018 - Considere a definição abaixo: “A função mais importante desta organela é a secreção de proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira que esta se regenera.” Esta função refere-se a: 
a) Núcleo celular 
b) Mitocôndrias 
c) Complexo de golgi 
d) Retículo endoplasmático liso 
e) Ribossomos

GABARITO:
1) C
2) E
3) C
4) B
5) A
6) C

Exercícios sobre o Reino Monera - com gabarito

Questão 1 - Brasil Escola - O Reino Monera é um dos cinco reinos propostos por Whittaker, no qual se encontram todos os organismos 

a) autotróficos. 
b) unicelulares. 
c) procariontes. 
d) heterotróficos. 
e) fotossintetizantes.

Questão 2 - (PUC - RJ-2007)  - Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo, unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como: 
a) Fungi. 
b) Animal. 
c) Protista. 
d) Vírus. 
e) Monera.

Questão 3 - CINCATARINA - Analista Técnico - Área: Biólogo 2019 - 
O Reino que agrupa todos os seres procariontes é chamado de: 
A) Plantas. 
B) Fungos. 
C) Protista. 
D) Monera. 
E) Animais.

Questão 4 - Brasil Escola - Analise as alternativas abaixo e marque aquela em que se encontra um organismo classificado, de acordo com a classificação em cinco reinos, como representante do Reino Monera. 
a) ameba. 
b) cianobactéria. 
c) paramécio. 
d) HIV. 
e) alga.

Questão 5 - Avança SP - 2019 - Prefeitura de Pereiras - SP - Professor de Educação Básica I
Como se sabe, muitas bactérias podem causar doenças nos seres humanos. Assinale a alternativa que indica corretamente o reino desses seres vivos: 
A) Reino Fungi. 
B) Reino Monera. 
C) Reino Ascário. 
D) Reino Protista. 
E Reino Mínimo.

GABARITO:
1) C
Resolução Comentada: Todos os organismos procariontes estão incluídos no Reino Monera.
2) E
Resolução Comentada: Segundo a classificação dos cinco reinos de Whittaker, o organismo descrito pertence ao Reino Monera, reino em que estão agrupados os organismos procariontes conhecidos genericamente como bactérias.
3) D
4) B
Resolução Comentada: Bactérias e cianobactérias são organismos representantes do Reino Monera.
5)A

Exercícios de Biologia sobre o Reino Monera - com gabarito

Questão 1 - (PUC-RJ)  - Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como: 

a) Fungi. 
b) Animal. 
c) Protista. 
d) Vírus. 
e) Monera.

Questão 2 - MetroCapital Soluções - 2019 - Prefeitura de Conchas - SP - Professor PEB I - Assinale a alternativa que apresenta o reino mais inferior, por conter organismos dotados de organização mais simples: 

A) Reino Protista. 
B) Reino Monera. 
C) Reino Séptico. 
E) Reino Sapiens.

Questão 3 - (FaZU-2002) - Na divisão dos seres vivos em cinco reinos, qual deles é o mais inferior por conter organismos dotados de organização mais simples? 

a) Monera 
b) Protista 
c) Fungi 
d) Metaphyta 
e) Metazoa

Questão 4 - Brasil Escola - O reino Monera é composto dos seres mais abundantes do planeta, também conhecidos como microrganismos, pois todos são unicelulares e microscópicos. Apresentam também a ausência da carioteca, sendo, portanto, classificadas como procariotos. Os grupos que compõem o reino Monera são: 

a) Protozoários e Bactérias 
b) Algas e Bactérias 
c) Fungos e Bactérias 
d) Levedos e Bactérias 
e) Arqueas e Bactérias

Questão 5 - (UFMG) -  Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera? a) Ausência de núcleo e presença de clorofila 

b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteica 
c) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos 
d) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila 
e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

GABARITO:
1) E
Resolução Comentada: O causador da doença pertence ao Reino Monera, por se tratar de um organismo procarionte.
2) B
3)A
Resolução Comentada: Os organismos pertencentes ao Reino Monera apresentam organização celular bastante simples. Todos esses seres são unicelulares e procariontes, ou seja, suas células não possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear. 
4) E
5) B
Resolução comentada: Os Moneras não apresentam núcleo compartimentado por membrana e possuem a capacidade de síntese protéica.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Turma da Mônica: Reciclamos o Papel

 

Turma da Mônica: Reciclamos o Papel

Mais tirinhas aqui: 

Exercícios sobre o Albinismo - com gabarito

Questão 1  - RBO - 2012 - Prefeitura de Porto Ferreira - SP - Professor de Biologia - O albinismo é uma característica hereditária: 

A) Ocasionada por uma recombinação gênica. 
B) Ocasionada por um processo de seleção natural. 
C) Ocasionada por uma mutação gênica. 
D) Ocasionada por um processo de especiação.

Questão 2 - Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino? 

a) 100%. 
b) 75%. 
c) 50%. 
d) 25%. 
e) 0%. 

Questão 3 - (Univ. Mogi da Cruzes) - No homem, o albinismo é condicionado por um gene autossômico recessivo, a. Pais normais que têm um filho albino desejam saber: Qual a probabilidade de terem outro filho mas com pigmentação normal da pele? 

a) 1/2 
b) 1/4 
c) 3/4 
d) 1/3 
e) 2/3
Resolução comentada: Se os pais são normais e tem um filho albino, estes são heterozigotos Aa.
A probabilidade do filho ter a pigmentação normal da pele é de 3/4

Questão 4 - CCV/UFC 2010 - Uma mulher negra, de 27 anos, tem cinco filhos, três meninos e duas meninas. Ocorre que três crianças são albinas. Exames comprovaram que o albinismo é do tipo óculo-cutâneo de herança autossômica recessiva (Tipo 1 – deficiência de tirosinase). A partir da leitura do texto, podemos afirmar que: A) as meninas não poderiam ser afetadas pela anomalia. 

B) a doença está relacionada à deficiência do aminoácido tirosina. 
C) o pai biológico dessas crianças, obrigatoriamente, deve ser albino. 
D) os pais biológicos têm que ser portadores do gene do albinismo Tipo 1. 
E) a doença afeta apenas a área dos olhos, com pouca pigmentação da íris.

Questão 5 - FUNDEP - 2014 - FAME - Vestibular O albinismo é uma característica em que o indivíduo portador não produz melanina devido à ausência de enzimas na síntese dessa proteína. Sobre essa característica, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) O albinismo é uma característica que pode ser analisada por meio de genética mendeliana. 
B) O alelo para essa característica só se manifesta quando em dose dupla. 
C) Nos gametas do indivíduo albino, o alelo dominante estará presente. 
D) No indivíduo albino, o gene recessivo estará presente em seus neurônios.

Questão 6 - UECE 2013.2 - Em situações problemas relacionadas à genética mendeliana, um dos cálculos probabilísticos utilizados é a aplicação da denominada “regra da adição” para o cálculo da probabilidade da ocorrência de eventos mutuamente exclusivos. A partir dessa informação, indique entre as opções abaixo a fração que representa a chance de um casal de pele normal, portador de gene para albinismo ter dois filhos, de qualquer sexo, sendo o primeiro de pele normal e o outro albino ou ambos normais. 
A) 3/16 
B) 9/16 
C) 12/16 
D) 9/64

GABARITO:
1) C

2) C
Resolução comentada: Como a mãe da garota era albina, podemos concluir que ela apresenta um gene recessivo para o albinismo. Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa. Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%. Observe:

Observe que 50% dos descendentes são albinos.
3) C
Resolução comentada: Se os pais são normais e tem um filho albino, estes são heterozigotos Aa.
A probabilidade do filho ter a pigmentação normal da pele é de 3/4

4) D
Resolução comentada: A palavra albinismo provém do latim albus, que significa branco, e traduz uma condição rara em que o indivíduo apresenta defeitos genéticos que inibem ou reduzem acentuadamente a produção de melanina em seu organismo. O albinismo óculo-cuticular é aquele que afeta tanto os olhos como a pele e os pelos do indivíduo que apresenta a anomalia. A herança é autossômica, porque não está ligada aos genes sexuais (X e Y), e recessiva, porque a presença do gene que o determina não tem efeito imediato sobre o fenótipo (aparência do indivíduo), sendo necessária a presença desse gene em duplicidade para que a característica manifeste-se (aa). Uma pessoa não albina pode portar o gene do albinismo, caso o tenha herdado de um dos pais. Mas, para que uma pessoa seja albina, é preciso que ela receba o gene do albinismo de ambos os pais. Existem diversos tipos de albinismo óculo-cutâneo, sendo os mais comuns o albinismo Tipo 1 (tirosinase negativo) e o Tipo 2 (tirosinase positivo). O Tipo 1 caracteriza-se pela ausência da enzima tirosinase, responsável pela transformação da substância tirosina em melanina. O albino tirosinase negativo possui uma anomalia genética no loco que rege a síntese de tirosinase, de modo que não produz quantidades suficientes dessa enzima para promover a oxidação da tirosina e iniciar o processo de formação da melanina. Portanto, está correta a alternativa D.

5) C

6) C



Exercícios de Biologia sobre o Albinismo - com gabarito

Questão 1  - UECE 2° Fase 1° Dia 2015/2 - Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo (aa), qual será a proporção de espermatozoides que conterá o gene A em um homem heterozigoto? 

a) 25%. 
b) 75%. 
c) 100%. 
d) 50%.

Questão 2 - UnirG 2018/1 - O albinismo é considerado uma anomalia genética provocada pela ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos olhos e cabelos. No ser humano, o albinismo é um caráter hereditário recessivo. Considere uma situação em que progenitores com pigmentação normal tenham um filho albino e analise atentamente as proposições abaixo. 

I - Os progenitores são portadores do alelo recessivo. 
II - O genótipo do indivíduo albino é heterozigoto para tal característica. 
III - Os descendentes do filho albino serão sempre albinos. Marque abaixo a alternativa correta: 

a) Somente o item I é correto. 
b) Somente o item II é correto. 
c) Somente o item III é correto. 
d) Somente os itens I e II são corretos.

Questão 3 - UECE 2° Fase 1° Dia 2018 - O albinismo é caracterizado pela ausência de pigmentos na pele e estruturas epidérmicas, em função da incapacidade de produção da melanina. O gene alelo recessivo não produz a forma ativa da enzima que catalisa a síntese da melanina. Considerando-se o fato de um homem e uma mulher possuírem pigmentação da pele normal, sendo ele filho de um pai normal homozigoto e uma mãe albina, e ela filha de um pai albino e uma mãe normal homozigoto, é correto afirmar que a probabilidade de esse casal ter uma filha albina é de 

a) 1/8. 
b) 1/2. 
c) 1/6. 
d) 1/4.

Questão 4 - VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre - Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra selvagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele.
Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, respectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina. 

(A) AaBb e aabb. 
(B) aaBb e aabb. 
(C) AaBb e AAbb. 
(D) aaBB e Aabb. 
(E) Aabb e aaBb.

Questão 5 -  O albinismo é uma desordem genética que afeta a produção de melanina. Essa produção é determinada pela presença de um alelo A, e observa-se ainda que o indivíduo homozigoto recessivo é albino. Diante disso, podemos afirmar que se trata de um caso de: 
a) Alelos letais. 
b) Dominância completa. 
c) Dominância incompleta. 
d) Epistasia. 
e) Codominância.

Questão 6- MACKENZIE 2004 -  Na espécie humana, a polidactilia é devida a um gene autossômico dominante; o alelo recessivo condiciona número normal de dedos. O albinismo é condicionado por um gene autossômico recessivo, enquanto o caractere pigmentação normal é dominante. Um homem normal para ambos os caracteres casa-se com uma mulher polidáctila e de pigmentação normal. O casal tem uma filha albina, não polidáctila. A probabilidade de esse casal ter uma criança normal para ambos os caracteres é: 

a) 3/8 
b) 1/2 
c) 1/8 
d) 1/4 
e) zero 

GABARITO:
1) D
Resolução comentada: De acordo com os dados da questão, a proporção de espermatozoides A em um homem heterozigoto é de 50%, já que este possui em células somáticas os genes Aa, sendo na divisão meiótica, divididas metade das células com A e metade com a.
2) A
3) A
Resolução Comentada: De acordo com os dados da questão, tem-se que o casal de pigmentação normal, possui genótipo heterozigótico, sendo ambos Aa. Dessa forma, a primeira geração de filhos vai ser composta por AA, Aa, aA e aa, sendo a proporção de filhos albinos de 1/4 . Já que a probabilidade de ser filha é de 1/2 , a de ser filha e albina é de 1/2 x 1/4  = 1/8 .
4) A
Resolução comentada: De acordo com a questão, alelo A = preto, a = sem pigmento e alelo B = laranja, b = sem pigmento. Cobra selvagem produz pigmentação preta (A) e laranja (B) = AaBb Cobra preta produz pigmentação preta (A) = Aabb Cobra laranja produz pigmentação laranja (B) = aaBb Cobra albina não produz nenhum pigmento = aabb
5) B
Resolução Comentada: Trata-se de um caso de dominância completa, pois um alelo impede a manifestação do outro quando estão em heterozigose.
6) A
Resolução comentada:
Alelos: 
P (polidactilia) , p (normal), 
A (normal) e a (albinismo) 
Genótipos parentais: (Homem)pp Aa x (Mulher)PpAa 
P (criança AA ou Aa e pp) = 3/4 . 1/2 = 3/8



Turma da Mônica: Também Entendo de Economia de Água

Turma da Mônica: Também Entendo de Economia de Água
  

Turma da Mônica: A União Faz a Força

 

Turma da Mônica: A União Faz a Força

Mais tirinhas aqui:

Turma da Mônica: O Arco-Íris

Turma da Mônica: O Arco-Íris 

 Mais tirinhas aqui:





Ciclo Reprodutivo do HIV - Desenho para colorir e imprimir




 

Formação de Grãos de Pólen em Gimnospermas - Desenho para colorir e imprimir

 


quarta-feira, 28 de abril de 2021

Exercícios sobre o Reino Fungi - com gabarito

Questão 1 - PUC-PR Inverno 2013 - Em 1969, o biólogo norte-americano Robert H. Whittaker (1924-1980) sugeriu cinco reinos para os seres vivos, mas essa proposta só foi reconhecida na década de 1980, pelas biólogas Lynn Margulis e Karlene Schwartz. Portanto, atualmente os seres vivos estão classificados em um dos reinos a seguir: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Metazoa ou Animalia. Sobre as características gerais dos seres em seus reinos, marque a alternativa CORRETA. 

a) Todos os fungos têm em comum o fato de serem heterótrofos e procariontes. 
b) Um organismo unicelular e heterótrofo necessariamente deve pertencer ao reino Monera. 
c) O reino Fungi é representado por seres eucariontes, heterótrofos, que podem ser unicelulares ou pluricelulares. 
d) O reino Plantae é representado geralmente por seres eucariontes, autótrofos e unicelulares. 
e) As bactérias são procariontes, autótrofas ou heterótrofas e pertencem ao reino Protista.

Questão 2 - Mackenzie 2014/1 - Os fungos constituem um grupo de organismos com características que lembram um vegetal, mas com outras que lembram um animal. Foram, no passado, considerados como vegetais e, atualmente, são colocados em um reino próprio, o Reino Fungi. A respeito deles é correto afirmar que são seres 

a)procariontes, uni ou pluricelulares, sempre autótrofos. 
b)procariontes, uni ou pluricelulares, autótrofos e heterótrofos. 
c)eucariontes, uni ou pluricelulares, sempre heterótrofos. 
d)eucariontes, pluricelulares, autótrofos e heterótrofos. 
e)eucariontes, pluricelulares, sempre autótrofos.

Questão 3 - UDESC Manhã 2009/1 - Os fungos são organismos que integram o Reino Fungi e que apresentam as seguintes características: 

a)células procariontes, fotossintetizantes e reserva de amido. 
b)células eucariontes, autotróficas e reserva de amido. 
c)células procariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio. 
d)células eucarionte, heterotróficas e reserva de amido. 
e)células eucariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.

Questão 4 - UNITINS 2017 - Mofos, bolores e champignons fazem parte do reino Fungi. Sobre os fungos, é correto afirmar que: 

a) Armazenam amido e lipídeo como substância de reserva, assim como os animais. 
b) Os fungos, em sua maioria, são multicelulares e apresentam filamentos chamados de hifas. 
c) São organismos eucarióticos, exclusivamente multicelulares, autótrofos, com parede celular constituída de queratina. 
d) Reproduzem-se apenas assexuadamente por meio dos esporos. 
e) As micorrizas são fungos parasitas que crescem no interior das células das raízes de algumas plantas.

Questão 5 - IFSudMinas 2017/1 - Os cientistas organizaram os seres vivos em grupos para melhor estudá-los. Considerando as características usadas pelos cientistas, marque a alternativa CORRETA. 

a) Os vírus e as bactérias são agrupados em um mesmo reino por serem microscópicos e causarem várias doenças ao ser humano. 
b) As algas e as plantas são agrupadas no mesmo reino por serem verdes e realizarem fotossíntese. 
c) Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos formam um reino à parte de todos os outros porque apresentam coluna vertebral. 
d) No reino Fungi, são encontrados organismos que são eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. 
e) Os protozoários são exemplos de animais que têm o corpo constituído por uma única célula procariótica.

GABARITO:
1) C
2) C
Resolução: Os fungos são seres caracterizam por serem eucariontes, uni ou pluricelulares, e são sempre heterótrofos. Se incluem incluí no domínio Eukarya e são importantes para o ambiente, pois auxiliam na degradação de matéria orgânica e consequente ciclagem de nutrientes.
3) E
4) B
5) D

Exercícios de Biologia sobre o Reino Fungi - com gabarito

Questão 1 - UVA/2011.1 -  Os bolores, os mofos, as leveduras e os cogumelos pertencem ao Reino: 

A. Animalia. 
B. Fungi. 
C. Plantae. 
D. Monera.

Questão 2 - UVA/2013.1 -  São características dos seres pertencentes ao Reino Fungi, exceto: 

A. São autotróficos e realizam fotossíntese. 
B. São capazes de realizar fermentação. 
C. Realizam decomposição de matéria orgânica. 
D. Suas células não possuem cloroplastos.

Questão 3 - UEG 2013/2 - Os fungos representam o segundo maior grupo de organismos existentes no planeta Terra, sendo suplantados apenas pelos insetos. O impacto ecológico destes seres vivos é fundamental, haja vista que são um dos principais decompositores da biosfera. Pertencentes ao Reino Fungi, compreendem os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras. Pode-se afirmar que estes organismos são

a) eucariontes, heterotróficos e, geralmente, multicelulares. 
b) procariontes, auxotróficos e, geralmente, unicelulares. 
c) procariontes, heterotróficos e, nunca, multicelulares. 
d) eucariontes, auxotróficos, e, nunca, unicelulares.

Questão 4 - UVA/2011.1 - Os seres vivos do reino Fungi são organismos: 

A. procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. 
B. eucariontes, multicelulares, autótrofos. 
C. eucariontes, multicelulares ou unicelulares, heterótrofos. 
D. eucariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.


Questão 5 - UVA/2007.2 -  Observe as características a abaixo e indentifique o Reino: 

- Heterótrofos - Substância de reserva: glicogênio - Uni ou pluricelular 

A. Reino Monera 
C. Reino Fungi 
B. Reino Protista 
D. Reino Plantae. 

GABARITO:
1) B
Resolução: O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas, cujos membros são chamados fungos, que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o fato de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e Oomycetes. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.
2) A
Resolução: Os fungos são seres vivos heterótrofos, seu metabolismo é por catabolismo, realizam tanto fermentação como respiração, alguns realizam a decomposição de compostos orgânicos e são desprovidos de cloroplastos.
3) A
4) C
Resolução: O reino fungi está representado por fungos, que são organismos eucariontes, com células revestidas por paredes celulares ricas em quitina e núcleo delimitado por uma carioteca, o que os define como sendo eucariontes. Podem ser unicelulares ou multicelulares, e não têm a capacidade de produzir o próprio alimento sendo, portanto, heterótrofos.
5) C
Resolução: Os fungos pertencem ao Reino Fungi, são Heterótrofos, Eucariontes, Uni ou Pluricelulares, Parede celular quitinosa e possuem o glicogênio como reserva energética.


Exercícios de Biologia sobre a Teoria de Darwin - com gabarito

Questão 1- UFPE EaD 2010/2.2 -  O conhecimento biológico atual leva a crer que a evolução é inerente a todos os seres vivos. Assim, aponte, dentre as alternativas abaixo, qual dos princípios era defendido por Darwin em sua teoria da evolução dos organismos vivos. 

A) A evolução ocorre de forma lenta e gradual, sob influência da seleção natural. 
B) As catástrofes naturais, como a queda do meteoro que causou a extinção dos dinossauros, são eventos necessários à evolução das espécies. 
C) O criacionismo explica o surgimento de todas as criaturas. 
D) Os genes estão sob influência do ambiente; por isso, sofrem mutações. 
E) A utilização repetida de um órgão promove sua hipertrofia, e a descendência desta característica é herdada pela prole.


Questão 2 - ENEM PPL 1° Dia 2012 - Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos. O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria? 

a)A sobrevivência dos mais aptos. 
b)A origem das variações entre os indivíduos. 
c)O crescimento exponencial das populações. 
d)A herança das características dos pais pelos filhos. 
e)A existência de características diversas nos seres da mesma espécie.

Questão 3 - UVA/2012 - "A cada geração, os indivíduos que deixam descendentes são, preferencialmente, os que apresentam características relacionadas com a adaptação às condições do ambiente onde vivem". Esta afirmação está de acordo com a: 

A. Teoria evolucionista de Lamarck. 
B. Teoria evolucionista de Darwin. 
C. Teoria da abiogênese. 
D. Teoria da biogênese. 

Questão 4 - UVA/2013.1 - Em relação à evolução biológica, quais dos fatores abaixo estão relacionados com a teoria de Darwin? 

A. Seleção natural e adaptação ao meio. 
B. Lei do uso e desuso e herança dos caracteres adquiridos. 
C. Lei do uso e desuso e mutação. 
D. Recombinação gênica e herança dos caracteres adquiridos.

Questão 5 - ENEM 2ª Aplicação - 1° Dia 2016 - Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de 

a) mutação. 
b) adaptação. 
c) seleção natural. 
d) recombinação gênica. 
e) variabilidade genética.


Questão 6 - UNIFESP 2006 - Segundo as idéias de Darwin, uma espécie selvagem transmite ao longo das gerações as características que lhe favorecem a sobrevivência em determinado ambiente. (Veja, 10.08.2005.) Para que a afirmação seja verdadeira, é necessário que essas características sejam 

a) constantes na população, dominantes, e estejam correlacionadas à sobrevivência do indivíduo. 
b) afetadas pela seleção natural, genéticas e de maior freqüência na população. 
c) dominantes, proporcionem sucesso reprodutivo e apresentem alta variabilidade. 
d) transmissíveis à descendência, inalteráveis pelo ambiente e estáveis nas gerações. 
e) variáveis na população, herdáveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo 

GABARITO:
1) A
Resolução Comentada: Apesar de seu desconhecimento sobre a existência dos genes, Darwin defendia que a seleção natural atuava de forma lenta e gradual (gradualismo), selecionando características vantajosas às espécies, deixando-as mais aptas e adaptadas ao ambiente, enquanto que as menos adaptadas seriam extintas. Assim, não sustentou teorias criacionistas ou o catastrofismo. Além disso, a obtenção de uma característica no curso de vida de uma espécie não implica a transferência desta aos descendentes.
2) B
3) B
Resolução: A questão faz uma abordagem em relação teoria evolucionista do inglês Charles Darwin. De acordo com este evolucionista, ao analisar as taxas de reprodução e de mortalidade em diversas populações e ao comprovar esses dados experimentalmente, haveria indivíduos que por serem diferentes sobreviveriam e se reproduziriam com maior sucesso, passando assim suas características. Após vários anos, em ocorrência Os indivíduos que apresentassem características menos favoráveis encontrariam dificuldade para competir, reproduzir e sobreviver. Dessa forma, através da seleção natural, os indivíduos com características desfavoráveis tenderiam a quase desaparecer com o passar dos tempos.
4) A
5) C
Resolução: Darwin e Lamarck apresentaram diferentes teorias da evolução, o primeiro propôs a seleção natural e o segundo a lei do uso e desuso e a transmissão de caracteres adquiridos. Entretanto, ambos afirmam que os indivíduos sofrem efeito da evolução afim de se adaptarem ao meio para a sobrevivência.
6) E
Resolução: Os seres vivos apresentam uma variabilidade. Em determinado ambiente, as características favoráveis são selecionadas pela natureza, e através da reprodução, herdadas pelos descendentes.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Turma da Mônica: Dicas Para Usar Conscientemente Sua Água


 Turma da Mônica: Dicas Para Usar Conscientemente Sua Água 

Mais Tirinhas aqui: 

Flor Hermafrodita - Desenho para colorir e imprimir


 

Exercícios de Biologia sobre a primeira Lei de Mendel - com gabarito

Questão 1 - Em um experimento, ao cruzar plantas puras de flores roxas com plantas puras de flores brancas, obteve-se 100% de plantas com flores roxas em F1. Levando em consideração que o experimento obedece à Primeira Lei de Mendel, espera-se que em F2 as flores roxas e brancas apresentem-se em uma proporção de 

a) 5:3. 
b) 1:1. 
c) 2:3. 
d) 3:1. 
e) 2:5.

Questão 2 - (Unifesp-2008)  - Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente, 

a) Vv, vv, VV. 
b) VV, vv, Vv. 
c) VV, Vv, vv. 
d) vv, VV, Vv. 
e) vv, Vv, VV


Questão 3 - FUNRIO - 2014 - IF-BA - Técnico de Laboratório - Biologia - Considerando-se a Primeira Lei de Mendel, assinale a alternativa correta: 

A) lócus gênico é o nome dado a posição ocupada por cada gene em um dado cromossomo. 
B) genes alelos podem ou não apresentar relação de dominância e recessividade. 
C) um mesmo caráter (e.g., cor dos olhos) pode apresentar duas ou mais variedades. 
D) genes alelos em heterozigose são mais frequentes em populações naturais. 
E) os genes para um dado caráter ocorrem aos pares em células somáticas e separadamente nos gametas.

Questão 4 - Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta (característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca. Ao observar esse fato, podemos afirmar que: 

a) Os pais do rato branco são heterozigotos. 
b) Os pais do rato branco são homozigotos. 
c) O rato branco é heterozigoto. 
d) O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas no fenótipo. 
e) É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.

Questão 5 - FAMEVAÇO Tipo A 2014/1 - A primeira lei de Mendel costuma receber o seguinte enunciado: Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação de gametas, os quais ocorrem em dose simples. Do ponto de vista citológico, que processo biológico está associado com esse enunciado? 

a) Meiose. 
b) Mitose. 
c) Fecundação. 
d) Ovulação. 

GABARITO:
1) D
Resolução comentada: Em F2, as flores roxas e brancas aparecerão em uma proporção de 3:1, ou seja, 75% de flores roxas e 25% de flores brancas.
2) C
Resolução Comentada: 
As plantas A e B produzem ervilhas amarelas e no cruzamento produziram ervilhas 100% amarelas. Isso indica que a característica é condicionada por um alelo dominante (VV ou Vv). 
No cruzamento entre a planta B e C foram originadas 50% de plantas de ervilhas amarelas e 50% de plantas de ervilhas verdes. Logo, a característica ervilha verde é condicionada por um alelo recessivo (vv) e ele deve está presente na planta B e na planta C. 
Assim, temos: Planta A (VV) - ervilha amarela homozigota. Planta B (Vv) - ervilha amarela heterozigota. Planta C (vv) - ervilha verde homozigota.
3) E
4) A
Resolução comentada: Para que um rato branco nasça de um cruzamento entre ratos pretos, é fundamental que eles sejam heterozigotos. Esse fato é o mesmo observado por Mendel quando ele realizou o cruzamento entre os indivíduos da geração F1 e obteve uma proporção de 3:1 na geração F2.
5) A