PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Questão de Biologia - (UFSC) Em 2009, comemoraram-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação de sua obra A Origem das espécies.

(UFSC) Em 2009, comemoraram-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação de sua obra A Origem das espécies. Para essa obra, o pensamento de Thomas Malthus, segundo o qual “a população de um território é limitada pela quantidade de alimentos nele disponível”, foi muito importante, pois Darwin percebeu que este argumento, embora relacionado aos humanos, aplicava-se também, perfeitamente, ao mundo das plantas e dos animais.
No caso dos animais o tamanho populacional é influenciado, além de outros fatores, pela predação. Sobre esse assunto, responda: 
a) O que é predação? 
b) Considerando um espaço territorial limitado, de que forma a predação pode influenciar no tamanho populacional de presas? 
c) Considerando um espaço territorial limitado, de que forma a predação pode influenciar no tamanho populacional de predadores?

RESPOSTA:
a) Predação é a relação ecológica em que uma espécie de animal (predador) mata e se alimenta de indivíduos de outra espécie animal (presa).  
b) Com o passar do tempo, a intensificação da predação tende a diminuir o tamanho populacional de presas. 
c) O tamanho da população de presas serve de referência para o controle da densidade populacional de predadores. Com o aumento da taxa de predação, a população de presas diminuirá, o que levará, consequentemente, a uma diminuição da população de predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário