PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Questão de Biologia - (UFPR) Com o aumento do comércio globalizado entre países, damos oportunidade para que espécies

(UFPR) Com o aumento do comércio globalizado entre países, damos oportunidade para que espécies que outrora existiam em uma região do planeta se dispersem para áreas onde não existiam previamente. Foi assim com o mexilhão-dourado, uma espécie de molusco originário do sudeste asiático que encontrou condições perfeitas para sua sobre- vivência em águas continentais da bacia do Prata. Essa espécie, provavelmente, veio de “carona” na água usada como lastro em navios mercantes. Conseguiu se estabelecer em rios argentinos, brasileiros e uruguaios, causando enormes problemas ambientais e econômicos. O sucesso de estabelecimento dessa espécie na América do Sul (e de outras espécies consideradas exóticas em locais onde não existiam previamente) depende da inter-relação entre dois conceitos ecológicos: nicho ecológico e habitat. Assim: 
a) Defina esses dois conceitos (nicho ecológico e habitat) de forma objetiva. 
b) Explique como uma análise integrada desses dois conceitos permite prever o risco de colonização de um determinado ambiente por uma espécie exótica.

RESPOSTA:
a) Nicho ecológico: conjunto de condições e recursos que permitem a sobrevivência de uma população em seu habitat. Habitat: espaço geográfico ocupado pela população.
b) Habitats extensos com nichos ecológicos desocupados, ou parcialmente ocupados, podem ser invadidos por espécies exóticas, as quais competem com as espécies nativas pelos recursos do meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário