PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de julho de 2021

Questão de Biologia - (UFG-GO) Um pequeno município teve sua população aumentada em cinco anos por causa da implantaçã

(UFG-GO) Um pequeno município teve sua população aumentada em cinco anos por causa da implantação de um grande empreendimento industrial. A Secretaria de Saúde desse município observou que, nesse período, ocorreu um aumento da incidência de amebíase, oxiuríase e leptospirose, superior à incidência máxima esperada pra essa população. Dentre essas doenças, a amebíase destacou-se devido ao significativo número de indivíduos acometidos. Com relação a essa doença, 
a) explique uma medida profilática que atenderia de modo eficiente toda a população do município; 
b) descreva o ciclo biológico do agente etiológico.

RESPOSTA:
a) O tratamento de água e esgoto é uma medida profilática eficiente, pois destina as fezes (portadoras de cistos do protozoário) a um lugar seguro e evita que a população utilize água de poços ou corpos de água contaminados. 

b) Cistos são liberados nas fezes de uma pessoa contaminada. Sem tratamento de esgoto, esses cistos atingem um corpo de água que é usado para irrigar uma plantação. Ao ingerir alimentos ou água contendo esses cistos, outra pessoa se contamina. Ao chegar ao intestino grosso, o cisto se rompe e libera quatro amebas. Em um dado momento elas encistam (entram em repouso metabólico) e são liberadas através das fezes.

Um comentário: