PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 24 de julho de 2021

Questão de Biologia - UNICAMP 2019 - Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atual- mente têm um ancestral comum

No ano de 2015, foi descrito o fóssil de um réptil que viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a região Nordeste do Brasil. Conforme ilustra a figura a seguir, esse animal apresenta corpo alongado, com muitas vértebras e costelas, e membros anteriores e posteriores reduzidos (a seta indica a região ampliada no canto inferior esquerdo). Por sua anatomia peculiar, um grande debate teve início sobre a posição que esse animal deveria ocupar na árvore da vida. 
Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atual- mente têm um ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na figura 

a) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a perda dos membros anteriores e posteriores levaria a um prejuízo à vida do animal, e a evolução resulta apenas em melhoria dos organismos.
b) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a evolução é gradual e incapaz de gerar mudanças drásticas na morfologia de um ser vivo, como a perda de membros anteriores e posteriores. 
c) pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, sendo que seu ancestral comum com os lagartos possuía membros, depois perdidos por processos evolutivos, originando as serpentes ápodas atuais. 
d) pode ser um fóssil de transição, pois os ancestrais das serpentes que não utilizavam seus membros com tanta frequência sofreram atrofia desses membros, deixando de transferir tal característica para seus descendentes.

RESPOSTA: 
Letra C

A presença de muitas vértebras e de costelas, aliada à presença de patas, sugere que o fóssil possa pertencer à linhagem ancestral dos lagartos e das serpentes. O ancestral das serpentes possuía patas, as quais foram perdidas ao longo do processo evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário