PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Questão de Biologia - A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada

A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde se instala, ao cabo de muitos anos, uma floresta.


a) No estágio indicado pelo número 1 são encontrados apenas liquens e só depois de muito tempo são encontradas pequenas plantas rasteiras. Por que os liquens aparecem primeiro e só depois aparecem as primeiras plantas? 
b) Um estudante disse que, ao estudar cadeias alimentares, ele aprendeu que a biomassa diminui ao longo da cadeia. Por isso, ele afirmou que a biomassa também diminui na sequência indicada na figura. Você concorda com o estudante? Por quê? 
c) Suponha que essa área agora ocupada pela floresta seja desmatada e transformada em pastagem e, depois de algum tempo, seja abandonada. Com o passar dos anos, o que deve ocorrer no lugar?


RESPOSTAS:
a) Porque os liquens conseguem sobreviver nas condições de uma área desabitada, que não são propícias ao crescimento de plantas. Ao se instalarem, os liquens acabam modificando as condições do solo, favorecendo com isso a instalação de plantas. 

b) Não, nesse caso a biomassa está aumentando, uma vez que a figura representa estágios de uma sucessão ecológica, um fenômeno completamente diferente de uma cadeia alimentar. 

c) A região tende a ser reocupada por uma floresta, em um processo semelhante ao que ocorreu no primeiro caso, ou seja, haverá uma nova sucessão ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário