PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Questão de Biologia - Em cobaias (porquinhos-da-índia), pelos curtos dominam pelos longos.

Em cobaias (porquinhos-da-índia), pelos curtos dominam pelos longos. Qual o resultado (genótipos e fenótipos) do cruzamento entre um macho de pelo curto e heterozigoto e uma fêmea de pelo longo?


RESPOSTA:
Problemas de monoibridismo consideram apenas uma característica. Neste exercício, é fornecido o genótipo dos pais em relação à determinada característica e pede-se o da geração seguinte. O genótipo do macho de pelo curto e heterozigoto é Ll e o da fêmea de pelo longo é ll. Verificamos os tipos de gametas possíveis e associamos espermatozoides e óvulos:

Assim, 50% dos filhos terão pelo curto (Ll) e 50% terão pelo longo (ll). Outra forma de determinar as fecundações possíveis consiste em usar o quadrado (ou quadro) de Punnett, inventado pelo geneticista inglês Reginald C. Punnett (1875- -1967), que facilita a visualização das fecundações. Nesse esquema, os gametas de um dos sexos ficam organizados em colunas e os do outro sexo, em linhas. Cada quadrado indica o resultado de uma fecundação possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário