A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria oportunista de um grupo que está entre os microrganismos que mais causam infecções hospitalares e que mais têm desenvolvido resistência a antibióticos nos últimos anos. Outro microrganismo desse grupo é a Klebsiella pneumoniae carbapenemase, uma superbactéria. Pesquisadores analisaram K. pneumoniae presentes na urina de 48 pessoas diagnosticadas com infecção urinária. Em duas pessoas as bactérias apresentaram um fenótipo de virulência, conhecido como hipermucoviscosidade, em que as bactérias produzem grande quantidade de um biofilme espesso e viscoso, que adere as bactérias ao epitélio da bexiga e as protegem, tornando dificílima sua eliminação. (Karina Toledo. “Bactérias multirresistentes são identificadas fora de ambiente hospitalar”. http://agencia.fapesp.br, 21.08.2019. Adaptado.)
a) A qual gênero pertence a superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase? Cite uma característica exclusiva das bactérias que as integra ao Reino Monera.
b) O que é uma bactéria oportunista? Do ponto de vista evolutivo e devido ao tratamento com antibióticos, como o fenótipo hipermucoviscosidade pode se tornar predominante ao longo do tempo?
RESPOSTA:
a) Pertence ao gênero Klebsiella. As bactérias são organismos anucleados, característica presente nos organismos do Reino Monera.
b) Bactéria oportunista é a que se aproveita de uma baixa imunológica do organismo hospedeiro para se instalar e se multiplicar. O fenótipo hipermucoviscosidade pode se tornar predominante, pois essas bactérias conseguem resistir melhor ao tratamento com antibióticos do que outras cepas de Klebsiella, o que permite sua sobrevivência e reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário