PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Questão de Biologia - (Unicamp-SP) “Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como verdade”.

(Unicamp-SP) “Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como verdade”. Com esta manchete, o jornal The New York Times de 1º de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rádio CBS uma história fictícia sobre a invasão por marcianos de uma pequena cidade do estado de Nova Jersey. Marte sempre fascinou os cientistas porque, mesmo que lá não existam homenzinhos verdes, esse planeta parece apresentar, entre os do Sistema Solar, as condições mais propícias à vida. Recentemente foram enviadas sondas espaciais para procurar indícios de vida em Marte. 
a) Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condições seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte. 
b) Supondo que uma sonda espacial tenha trazido de Marte dois organismos, um deles classificado como pertencente ao Reino Monera e o outro ao Reino Protista, explique como os cientistas puderam diferenciar esses dois organismos.

RESPOSTA:
a) A teoria de Oparin sobre a origem da vida na Terra defende a ideia de que ela surgiu de um longo processo de evolução química. Para que esse processo pudesse ocorrer, foi necessário um conjunto de condições ambientais específicas, encontradas na Terra primitiva: uma atmosfera com imensas descargas elétricas em razão das intensas e frequentes tempestades, radiação ultravioleta (já que ainda não existia camada de ozônio), temperaturas elevadas, além de diversos compostos químicos inorgânicos, como vapor de água, metano, amônia, hidrogênio. Isso deu origem a compostos químicos orgânicos que foram se organizando lentamente até o surgimento da primeira célula (proteína coacervado). Para o surgimento da vida em Marte, essas condições também seriam necessárias. 

b) Para classificar um dos organismos como pertencente ao reino Monera, os cientistas observaram características como: parede celular, unicelularidade; material genético no citoplasma, com evidente ausência da carioteca (procariontes); ribossomo como única organela citoplasmática; DNA circular. Para classificar o outro organismo como pertencente ao reino Protista foram observadas as seguintes características: unicelularidade; presença de membrana nuclear (eucarionte); organelas comuns às células vegetais ‒ por exemplo, mitocôndria, cloroplastos, parede celular, vacúolo, esses três últimos em algas protistas ‒; estruturas locomotoras, como cílios e flagelos; vacúolo pulsátil (protista de água doce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário