PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Questão de Biologia - Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede. 
Um tipo raro de sangue, de genótipo hh e sem o antígeno H, foi descoberto em Bombaim (Índia), onde existe 1 caso em cada 10 mil indivíduos. Por não ter substância H, o indivíduo hh não pode ter os aglutinogênios A e B, mesmo sendo portador dos genes IA e IB , e suas hemácias aparentam ser do grupo O, visto que não são aglutinadas por soros com anti-A ou anti-B. Apesar de não ter os antígenos A e B nas hemácias, o indivíduo hh é diferente do indivíduo O, pois este possui a substância H em suas hemácias, que podem, por isso, se aglutinar por um soro anti-H. O fenótipo correspondente ao genótipo hh é chamado fenótipo Bombaim, falso zero ou Oh Um indivíduo falso zero pode ter os genes IA ou IB e transmiti-los aos seus descendentes, que poderão manifestar esses fenótipos se possuírem um gene H. 

a) Um exame de sangue com anticorpos anti-H pode distinguir um indivíduo do grupo O de um indivíduo falso zero (Bombaim)? Explique. 
b) Explique como um homem do grupo AB, casado com uma mulher homozigota do grupo A, pode ter um filho cujas hemácias não são aglutinadas por soro anti-A nem por soro anti-B. Dê os genó- tipos que explicam essa situação.

RESPOSTA:
a) Sim, pois o sangue de um indivíduo tipo O aglutina com soro anti-H, enquanto o de um indivíduo com genótipo hh, não. 
 b) Essa situação é possível se o filho do casal for falso zero. Assim, o genótipo dos pais seria Hh e o do filho, hh.

Um comentário: