PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Questão de Biologia - UFPA - A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica perinatal, consiste na destruição das hemácias do feto (Rh1) pelos anticorpos da mãe (Rh2)

UFPA - A eritroblastose fetal, ou doença hemolítica perinatal, consiste na destruição das hemácias do feto (Rh1) pelos anticorpos da mãe (Rh2) que ultrapassam lentamente a placenta. Devido a uma destruição maciça das hemácias, o indiví- duo torna-se anêmico, e a hemoglobina presente no plasma é transformada, no fígado, em bilirrubina. Em relação a essa condição, é correto afirmar: 
a) A mãe (Rh– ) só produzirá anticorpos anti-Rh se tiver uma gestação de uma criança Rh1 com passagem de hemácias para a circulação materna. 
b) A mãe (Rh– ) poderá produzir anticorpos anti- -Rh devido a uma gestação de uma criança Rh1 cujas hemácias passaram para a circulação materna, comumente, por ocasião do parto, ou se receber uma transfusão de sangue incompatível (Rh1). 
c) A mãe produzirá anticorpos anti-Rh que podem atingir todos os filhos Rh1, incluindo o feto que primeiro induziu a produção desses anticorpos.
d) No caso de mulheres Rh2 que já tenham tido uma gestação anterior Rh1 e estejam novamente grávidas, é ministrada uma dose da vacina Rhogam por volta da 28a semana de gestação e outra até 72 horas após o parto, o que evita, assim, que essa criança, caso seja Rh1, tenha eritroblastose fetal. 
e) O tratamento de bebês que nascem com o problema pode incluir uma transfusão total de sangue. O bebê recebe sangue Rh1, que já não terá mais suas hemácias destruídas pelos anticorpos da mãe presentes no recém-nascido. 

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário