PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Questão de Biologia - FGV-SP - Um biólogo foi a um campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas.

FGV-SP - Um biólogo foi a um campo e cavou os ninhos de dois formigueiros distintos, porém da mesma espécie de formigas saúvas. Um dos formigueiros havia sido abandonado pelas formigas há pouco tempo, enquanto o outro formigueiro ainda estava ativo. No formigueiro ativo, observou a presença de uma única espécie de fungo, o qual era cultivado e utilizado pelas formigas como alimento. No formigueiro abandonado, o biólogo observou a presença de fungos de várias espécies, mas não daquela presente no formigueiro ativo. Ao estudar o assunto, verificou que essa espécie de fungo só ocorre quando em associação com essa espécie de formiga. 
Sobre essa espécie de formiga e essa espécie de fungo, pode-se dizer que apresentam uma relação conhecida como: 
a) mutualismo, na qual o fungo é prejudicado pela presença das formigas, mas estas não são afetadas pela presença do fungo. 
b) parasitismo, em que as formigas são as parasitas e dependem do fungo para sua alimentação e reprodução. 
c) inquilinismo, no qual os fungos beneficiam-se do ambiente e cuidados proporcionados pelo formigueiro, sem prejuízo às formigas. 
d) mutualismo, em que tanto os fungos quanto as formigas dependem uns dos outros para a sobrevivência. 
e) comensalismo, no qual as formigas, comensais, obtêm seu alimento da espécie associada, os fungos, sem que estes sejam prejudicados ou beneficiados.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário