PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Questão de Biologia - Vunesp-SP - Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera.

Vunesp-SP - Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor e, quando caem no solo, perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim ou da madeira dos móveis e portas da sua casa? Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. 
(Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) 
No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: 
a) sociedade, mutualismo e parasitismo. 
b) sociedade, comensalismo e predatismo. 
c) sociedade, protocooperação e inquilinismo. 
d) colônia, mutualismo e inquilinismo. 
e) colônia, parasitismo e predatismo.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário