PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Questão de Biologia - UFRJ - O crescimento da soja (Glycinia max) é influenciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium),

UFRJ - O crescimento da soja (Glycinia max) é influenciado por bactérias fixadoras de nitrogênio (do gênero Rhizobium), que vivem em associação com suas raízes. As plantas obtêm nitratos das bactérias e, em troca, as bactérias recebem nutrientes úteis para seu crescimento. Pesquisadores formularam a hipótese de que as plantas só transfeririam nutrientes para as bactérias em resposta à obtenção dos nitratos. Para testar essa hipótese, os pesquisadores mantiveram as bactérias em associação com as raízes de uma mesma planta de soja, mas em duas condições experimentais diferentes: Condição A: atmosfera com nitrogênio suficiente para a multiplicação das bactérias, mas insuficiente para que nitratos fossem liberados; Condição B: atmosfera normal, com nitrogênio suficiente para a multiplicação de bactérias e para a liberação de nitratos. Os resultados obtidos mostraram que as bactérias na condição A se multiplicaram com metade da eficiência daquelas na condição B. Esses resultados experimentais corroboram ou invalidam a hipótese testada? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
Corroboram, porque o maior crescimento na situação B deve ter ocorrido devido à liberação do nitrato para as plantas pelas bactérias, levando as plantas a fornecerem nutrientes para as bactérias, que puderam aumentar sua taxa de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário