PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Questão de Biologia - ENEM 2011 - O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos,

ENEM 2011 - O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura. A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na: 
a) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater. 
b) introdução de um gene letal nas borboletas para diminuir o número de indivíduos. 
c) competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos. 
d) modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados. 
e) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.

RESPOSTA:
Letra A.

A inclusão de vespas para o controle biológico de larvas de borboletas, nesse caso, é um exemplo claro de parasitismo, pois há o benefício da larva da vespa em detrimento da larva das borboletas que não conseguem sobreviver e, com isso, não devastam a plantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário