PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Analisem o sentido de uma das afirmações a seguir, dando a opinião de vocês

Analisem o sentido de uma das afirmações a seguir, dando a opinião de vocês sobre o que foi dito. Apresentem ainda um pequeno resumo das contribuições à ciência do autor da frase escolhida. 

1. “A pesquisa científica consiste em ver o que todos viram, mas pensar o que ninguém pensou.” Albert Szent-Györgyi (1893-1986), bioquímico húngaro. 
2. “Um gênio é um por cento inspiração e 99 por cento transpiração.” Thomas Alva Edison (1847-1931), inventor estadunidense. 
3. “Tenho tentado sempre manter a minha mente livre, de forma a poder abandonar qualquer hipótese, por mais que goste dela […], no momento em que os fatos se mostram contrários a ela.” Charles Darwin, naturalista britânico (1809-1882).


RESPOSTA (SUGESTÃO):

1. A imaginação e a criatividade (“pensar o que ninguém pensou”) são importantes para a ciência. Sem criatividade e imaginação, muitas hipóteses não teriam surgido. Albert von Szent-Györgyi foi um cientista húngaro que estudou o papel da vitamina C, além de realizar estudos sobre a fisiologia da contração muscular. Recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1937. 

 2. Em ciência, uma ideia “genial” só aparece depois de se estudar muito um problema e as teorias envolvidas nele. Além disso, em geral, é preciso muito trabalho (“transpiração”) para se conseguir provar que determinada ideia é válida ou inválida. Thomas Alva Edison, inventor e empresário estadunidense, inventou a primeira lâmpada elétrica incandescente e o gramofone, entre muitos outros inventos. 

 3. A ciência é dinâmica e, portanto, não há verdade absoluta. Sendo assim, uma hipótese ou teoria que é considerada válida hoje pode, com base em novas descobertas, demonstrar-se falsa, dando lugar a outra. Charles Robert Darwin foi um naturalista inglês que, com base em suas observações da natureza, especialmente as realizadas durante uma viagem de cinco anos ao redor do mundo, propôs a teoria da evolução por seleção natural.

Questão de Biologia - Pesquisem o que é bioética e qual a sua importância para a sociedade

Pesquisem o que é bioética e qual a sua importância para a sociedade. Criem sugestões de medidas que poderiam ser tomadas contra o uso indevido da ciência.

RESPOSTA:
Os alunos deverão explicar que a Bioética discute as implicações morais (o que é certo, o que é errado) das pesquisas biológicas e de suas aplicações em Medicina, Biotecnologia e outras áreas e procura estabelecer normas de procedimento, que devem ser seguidas por todos. Com esse tipo de discussão, ressalta-se a importância de o cientista – se quiser colaborar com o bem-estar da comunidade – ter compromissos sociais e éticos e respeitar valores e direitos humanos (como qualquer pessoa, aliás); dessa forma, a Bioética contribui para a diminuição dos problemas do mau uso da ciência.

Questão de Biologia - Exemplos de aplicações científicas que beneficiam a sociedade

Exemplos de aplicações científicas que beneficiam a sociedade. Ainda que sejam benéficas, essas tecnologias podem produzir efeitos negativos de longo prazo. Apresentem esses efeitos e possíveis soluções.

RESPOSTA:

Entre os benefícios de aplicações científicas, os estudantes poderão citar as vacinas e os antibióticos, que, respectivamente, previnem e combatem as doenças, as modernas técnicas agrícolas, que aumentam a produtividade de alimentos, a eletricidade, que traz uma série de confortos, etc. Entre os problemas, podem citar a poluição ambiental e a construção de armas nucleares. Para evitar tais problemas, é preciso que os governos fiscalizem e regulem as aplicações do conhecimento científico e que as pessoas pressionem os governos nesse sentido e procurem participar ativamente das decisões que poderão afetar a vida em sociedade.

Questão de Biologia - Pesquisem qual é a área de atuação, a duração dos cursos relacionados

Pesquisem qual é a área de atuação, a duração dos cursos relacionados e outras características de profissões em que sejam necessários conhecimentos de Ecologia. Alguns exemplos dessas profissões: engenheiro ambiental, engenheiro- -agrônomo (ou agrônomo), engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, bacharel em ecologia, tecnólogo em gestão ambiental, tecnólogo em saneamento ambiental, técnico em controle ambiental, técnico em meio ambiente, etc. Se possível, entrevistem profissionais dessas áreas.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

• O engenheiro ambiental orienta empresas e órgãos públicos para que o desenvolvimento econômico seja sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, desenvolvendo tecnologias para proteger o ambiente e realizando estudos de impacto ambiental, gerenciamento de energia, tratamento de esgoto, recuperação de áreas degradadas, etc. A duração média do curso é de cinco anos. 

• O engenheiro agrônomo atua para melhorar a produção agrícola, cuidando do preparo e cultivo do solo, do combate de pragas, da colheita, armazenamento e distribuição da safra, da alimentação e da saúde e dos animais, do manejo e recuperação das pastagens, além de gerenciar o armazenamento e comercialização de alimentos, entre outras funções. Atua em empresas, principalmente da agropecuária, e órgãos públicos. Duração média de cinco anos. 

• O engenheiro florestal gerencia parques e reservas florestais, avalia e planeja o aproveitamento de produtos da floresta, cuida da recuperação de áreas degradadas, de projetos de reflorestamento e do melhoramento genético de plantas. Há vagas em várias áreas do setor privado, como nas empresas de reflorestamento e indústrias de base florestal, principalmente nas de papel e celulose, em ONGs que atuam nessa área e em órgãos públicos, como o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente. Duração média de cinco anos. 

• O engenheiro sanitarista participa de projetos, construção e operação de sistemas de água e esgotos. Cuida da qualidade da água, do tratamento do esgoto e do lixo. Avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente e da prevenção da poluição causada por indústrias. Pode trabalhar em empresas privadas ou para prefeituras e secretarias estaduais e federais na área de saneamento básico e na área de consultoria ambiental. Duração média de cinco anos. 

• O bacharel em Ecologia analisa o funcionamento dos ecossistemas e os impactos ambientais da atividade humana, de modo a evitar desequilíbrios ecológicos, proteger os recursos ambientais e recuperar ecossistemas. Realiza pesquisas sobre as interações entre os seres vivos e o ambiente e suas repercussões sobre o equilíbrio ambiental e a saúde humana. Atua no planejamento do crescimento urbano. Pode trabalhar para empresas privadas e ONGs, na área de consultoria, por exemplo, e em órgãos públicos, como o Ibama e em secretarias municipais e estaduais, além de lecionar e realizar pesquisas em universidades, bem como participar de trabalhos educacionais na comunidade. Duração média de quatro anos. 

• O tecnólogo em gestão ambiental desenvolve projetos para prevenir e solucionar problemas de poluição das águas, para a recuperação do solo e de áreas verdes, a reciclagem de materiais e educação ambiental, tratamento de lixo, etc. Pode trabalhar para empresas públicas e privadas. A duração média do curso é de dois anos mais um estágio obrigatório. 

• O tecnólogo em saneamento ambiental trabalha em conjunto com o engenheiro sanitarista na instalação, fiscalização e manutenção de redes de água e esgotos, no gerenciamento de aterros sanitários e no controle de poluição ambiental. Pode trabalhar em empresas privadas de saneamento ou em órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A duração média é de três anos.


• O técnico em controle ambiental coleta e analisa dados ambientais, realiza análises da qualidade da água e do esgoto, gerencia o manejo de resíduos sólidos. Pode trabalhar em instituições públicas e privadas. Duração: cerca de 800 horas. 

• O técnico em meio ambiente colabora na elaboração de estudos ambientais, atua em programas de educação ambiental e de conservação de recursos naturais. Pode atuar em instituições públicas e privadas em unidades de conservação ambiental. Duração: cerca de 800 horas.

Questão de Biologia - Como a energia geotérmica, de biomassa e das marés podem ser aproveitadas?

Como a energia geotérmica, de biomassa e das marés podem ser aproveitadas? Como elas têm sido utilizadas no Brasil e no mundo? Quais são as vantagens e desvantagens da utilização dessas formas de energia?

RESPOSTA:

Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor vindo do interior da Terra. Esse calor é gerado do magma, formado por rochas derretidas abaixo da crosta terrestre. Em alguns pontos do planeta o magma está localizado muito próximo à superfície e seu calor provoca o aquecimento da água subterrânea. Essa água, quando superaquecida, jorra na forma de jatos: é o gêiser. Na Islândia, onde há muitos gêiseres, essa água quente é bombeada para as casas e usada para aquecimento. Podem ser abertos no chão buracos fundos até os reservatórios da água e vapor. Outra possibilidade é despejar água fria, que se infiltra nas rochas quentes e é convertida em vapor, que pode ser usado em turbinas para gerar energia elétrica. O problema é que em muitos lugares há necessidade de cavar buracos muito profundos (de até 15 km), tornando a tecnologia cara. A biomassa é a quantidade de matéria orgânica contida nos organismos. Usamos energia de biomassa quando queimamos madeira, dejetos de criação animal, matéria orgânica do lixo, biodiesel (combustível obtido de óleos vegetais, como a soja e o girassol), bagaço da cana, etc. O álcool é outra fonte energética derivada da biomassa. No entanto, em alguns casos, como o do biodiesel e do álcool, há necessidade de grandes áreas de terra para cultivo. Além disso, a energia de biomassa também pode contribuir para a poluição do ar — embora o uso de fontes renováveis de energia ajude a diminuir a emissão de gás carbônico. O Brasil é responsável por cerca de 40% de toda a produção mundial de etanol e muitos automóveis nacionais têm motor bicombustível (também chamado motor flex), isto é, que podem funcionar tanto com etanol como com gasolina. Além do Brasil, os principais produtores de etanol no mundo são os Estados Unidos (milho), o Canadá (trigo e milho), a China (mandioca), a Índia (cana-de-açúcar) e a Colômbia (cana-de-açúcar e óleo de palma). O Brasil também produz biodiesel, mas, nesse caso, os maiores produtores são a Alemanha, a França, a Itália e os Estados Unidos. O uso de biocombustíveis apresenta algumas vantagens: contribui para diminuir o aquecimento global, pode aumentar a oferta de trabalho no campo, sua produção é mais barata que a de combustíveis fósseis. Mas também tem desvantagens: se a lavoura para a produção de alimentos for substituída por lavouras para a produção de biocombustíveis, a produção de alimentos diminui e seu custo aumenta. Além disso, as plantações podem ameaçar reservas de matas nativas e, consequentemente, a biodiversidade. Para aproveitar a energia das marés é construído um reservatório junto ao mar, com turbinas e geradores. A água invade o reservatório com a maré alta e sai com a maré baixa. Nesse movimento, a turbina é acionada, gerando energia elétrica. É uma energia que pode ser aproveitada onde há grande diferença de nível entre a maré baixa e a maré alta. Mas, as variações no ciclo das marés dificultam o fornecimento regular de energia e o custo das instalações ainda é alto comparado com a quantidade de energia obtida. 


Questão de Biologia - Como a energia hidrelétrica e a energia nuclear podem ser aproveitadas?

Como a energia hidrelétrica e a energia nuclear podem ser aproveitadas? Como elas têm sido utilizadas no Brasil e no mundo? Quais são as vantagens e desvantagens da utilização dessas formas de energia?

RESPOSTA (SUGESTÃO):

O Sol faz a água evaporar e depois cair em forma de chuva, abastecendo rios, represas e lagos. A energia hidrelétrica pode ser gerada por quedas-d’água e por barragens que represam as águas do rio e formam grandes reservatórios de água. A queda da água faz girar as rodas de turbinas, gerando energia elétrica. Ao contrário da energia obtida com a queima do petróleo, a energia hidrelétrica não polui o ar e emprega um recurso natural renovável. No entanto, nem todos os países possuem recursos hídricos suficientes. Além disso, a construção de usinas hidrelétricas pode resultar em alagamento de grandes áreas, gerando desequilíbrios ambientais e extinção de espécies selvagens. Ainda, para que seja possível gerar energia nessas usinas, é necessário que os reservatórios tenham volume suficiente de água para acionar as turbinas. Por isso, a falta de chuvas em certas épocas do ano pode trazer problemas. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica provém das usinas hidrelétricas e muitos acham que essa grande dependência pode causar problemas para o abastecimento de energia. Outro problema é a localização dos recursos hídricos ainda disponíveis, que estão longe das áreas de maior consumo de energia, o que exige grandes investimentos na construção de linhas de transmissão. A energia nuclear origina-se do núcleo dos átomos radioativos, como o urânio. Quando seu núcleo é bombardeado por nêutrons, esses átomos radioativos se partem em átomos menores e emitem energia na forma de radiação. Esse processo é chamado fissão nuclear. Dependendo da massa de átomos submetida à fissão, entre outros fatores, a energia liberada é capaz de provocar uma enorme explosão. Por isso, pode ser usada na produção de bombas atômicas. Mas a fissão nuclear também pode ser aproveitada como fonte de energia nas usinas nucleares. O calor liberado na fissão aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, que gera energia elétrica. Um dos problemas da energia nuclear é o risco de acidentes que trazem graves consequências, já que as radiações podem provocar câncer e doenças genéticas. Além disso, o funcionamento da usina nuclear produz elementos radioativos, que devem ser armazenados por longos períodos e não podem escapar para o ambiente. A energia nuclear pode ser liberada também quando dois núcleos se unem e formam outro núcleo maior. É o processo conhecido como fusão nuclear, que ocorre sob as altas temperaturas encontradas no Sol e em outras estrelas. Na parte central do Sol, a cada segundo, milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em hélio por fusão nuclear. A fusão nuclear pode ser utilizada nas bombas de hidrogênio, mas a ciência ainda não conseguiu empregá-la na liberação de energia de forma controlada em usinas nucleares. Uma esperança para diminuir a poluição nas grandes cidades é o uso do gás hidrogênio como combustível em carros e ônibus. Como a reação do hidrogênio com o oxigênio produz apenas água, os veículos deixariam de poluir o ar. No entanto, a produção de hidrogênio precisa de energia e, dependendo da fonte utilizada, continuaria a existir poluição do ar no local de produção do hidrogênio. Ao contrário da energia liberada pela queima de combustíveis fósseis, a energia nuclear não contribui para o aquecimento global, pois não produz gás carbônico; também não aumenta a poluição do ar, pois não produz monóxido de carbono, dióxido de enxofre ou outros gases tóxicos. Muitos consideram que essa forma de produção de energia é a opção ideal para os países que têm pouca disponibilidade de recursos para investir em outras formas de energia, como a hidrelétrica. Mas a energia nuclear apresenta pelo menos um problema: o risco de acidente como o que ocorreu na Ucrânia, quando uma usina liberou na atmosfera grande quantidade de partículas radioativas. Essas partículas podem ser extremamente prejudiciais ao ambiente, pois provocam danos irreversíveis aos seres vivos. O estrôncio-90, por exemplo, quando liberado em testes nucleares ou em vazamentos de usinas, permanece no ambiente por cerca de 29 anos (duração de sua meia-vida) e pode penetrar nas cadeias alimentares, acumulando-se nos organismos vivos e provocando leucemia. Os defensores do uso da energia nuclear argumentam que os riscos podem ser bastante reduzidos quando a construção dos reatores obedece aos rígidos padrões prescritos e a manutenção deles é adequada. Mas há também o problema do armazenamento do lixo atômico, ou seja, dos resíduos radioativos produzidos nas usinas nucleares. Em geral, esse lixo é armazenado em recipientes de cimento ou aço que previnem que o material entre em contato com o ambiente.



Questão de Biologia - Como a energia solar e a energia eólica podem ser aproveitadas?

Como a energia solar e a energia eólica podem ser aproveitadas? Como elas têm sido utilizadas no Brasil e no mundo? Quais são as vantagens e desvantagens da utilização dessas formas de energia?

RESPOSTA (SUGESTÃO)

A energia solar pode ser usada para aquecer reservatórios de água ou para gerar eletricidade. Nesse caso, placas metálicas recobertas de silício (células fotovoltaicas) geram correntes elétricas utilizando a energia solar. O problema é que o custo para instalação desse equipamento ainda é alto se comparado com a quantidade de energia obtida. No entanto, em muitos países, inclusive no Brasil, a energia solar já é usada com estas finalidades: aquecer a água das casas, produzir energia elétrica, desidratar alimentos, dessalinizar a água do mar. No Brasil, os estudos sobre aproveitamento da energia solar vêm sendo desenvolvidos nas universidades de Campinas (SP) e da Paraíba, no Centro Técnico da Aeronáutica (SP) e no Instituto de Pesquisa da Marinha (RJ). A energia eólica deriva do fato de que o Sol aquece de forma diferente as regiões da Terra. As diferenças de temperatura entre as regiões provocam o deslocamento de massas de ar, gerando os ventos. A energia eólica é a produzida pelos ventos, que fazem girar hélices, gerando energia elétrica. A energia eólica não é, portanto, produtiva em locais de poucos ventos. Nos Estados Unidos e na Europa, a energia eólica é usada para a geração de eletricidade. No Brasil, Fortaleza (CE), Olinda e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) já possuem eletricidade gerada pelos ventos. A energia eólica é usada também para extrair água de poços em zonas agrícolas, inclusive no Brasil.




Questão de Biologia - Pesquisem qual a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural

Pesquisem qual a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural; como é feita a extração de cada um desses recursos, como são usados e, se houver produtos derivados, quais são; como evoluiu a exploração dessas fontes energéticas fósseis a partir da Revolução Industrial; quais os problemas causados pela utilização desse tipo de energia; qual a proporção (em relação a outras fontes de energia) desse tipo de energia no mundo e no Brasil.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

O carvão mineral e o petróleo são formados por uma mistura de substâncias orgânicas. O carvão mineral formou-se ao longo de milhões de anos, a partir da decomposição e da transformação de plantas mortas, cobertas por depósitos de terra e submetidas a altas pressões. Do mesmo modo, algas e outros seres microscópicos aquáticos foram soterrados e acabaram se transformando em petróleo. Durante esse processo, a decomposição dos organismos também liberou um gás, o gás natural, usado como combustível.

O petróleo é extraído de depósitos subterrâneos, localizados sob a terra ou sob o mar, por meio da perfuração de poços. Depois de sua extração, ele é transportado para refinarias, onde se faz a purificação e a separação dos seus componentes. Surgem assim vários produtos: gasolina, querosene, óleo diesel e gás de cozinha, conhecido como gás liquefeito do petróleo (GLP). A partir do petróleo são fabricados ainda muitos produtos: tinta, asfalto, plásticos, detergente, borracha sintética, etc. Além de serem recursos naturais não renováveis (esses materiais não são recompostos na natureza na mesma velocidade em que são consumidos), o carvão mineral e o petróleo poluem o ambiente e, ao liberarem gás carbônico, contribuem para o aquecimento global e para a poluição do ar (monóxido de carbono e outras substâncias). Em 2006, o petróleo, o carvão mineral e o gás natural representavam cerca de 87% da produção de energia no mundo e cerca de 50% no Brasil.

Questão de Biologia - Pesquisem a história e a influência social e ambiental da bióloga Rachel Carson

Pesquisem a história e a influência social e ambiental da bióloga Rachel Carson (1907-1964) e de seu livro Primavera silenciosa (São Paulo: Melhoramentos, 1964). Se possível, peçam o auxílio dos professores de História, Sociologia e Filosofia.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

O livro Primavera silenciosa, da bióloga estadunidense Rachel Carson (1907-1964), foi um dos marcos da conservação ambiental no século XX, questionando a confiança cega da humanidade em qualquer nova tecnologia. No livro, Rachel relata a história do Lago Clear. O lago fica em uma região montanhosa, próxima a São Francisco (Estados Unidos), e é um dos locais prediletos dos pescadores da região. Lá havia muitos mosquitos que incomodavam quem visitava o local. Por isso, as autoridades decidiram aplicar no lago um inseticida à base de hidrocarboneto clorado, o DDD, muito semelhante ao DDT, em uma dosagem mínima, cor respondente a uma parte de DDD para 70 milhões de partes de água. Após cinco anos, como os mosquitos ainda proliferavam, decidiram fazer uma nova aplicação. Os mosquitos desapareceram. No inverno seguinte, alguns mergulhões começaram a morrer. Essas aves eram atraídas pela abundância de peixes do lago. Quando o tecido adiposo dos mergulhões foi analisado, detectaram alta concentração de DDD: em torno de 1 600 ppm. Novas pesquisas foram iniciadas e percebeu-se que o plâncton presente nas águas continha também alta concentração de DDD, de cerca de 5 ppm. Nos peixes herbívoros, que comiam o plâncton, essa concentração chegava a 300 ppm, e nos peixes carnívoros, como o bagre, a 2 500 ppm. O que espantava os cientistas era o fato de as amostras de água do lago praticamente não apresentarem o veneno. Esse desequilíbrio afetou a reprodução de mergulhões, cuja população, que até então era de cerca de mil casais, reduziu-se drasticamente após a primeira aplicação do inseticida, até que nenhum mergulhão novo foi observado. Após uma série de pesquisas, descobriu-se que o DDT e outros inseticidas do mesmo grupo faziam as cascas dos ovos das aves ficarem tão fracas que se quebravam antes da eclosão. A partir de 1972, esse grupo de inseticidas foi proibido ou acabou tendo um uso bastante restrito.

Questão de Biologia - Pesquisem na internet os nomes e as fórmulas dos principais componentes dos plásticos

Pesquisem na internet os nomes e as fórmulas dos principais componentes dos plásticos mais comuns em nosso dia a dia. Expliquem também os problemas ambientais que o descarte de plásticos pode causar e que medidas podem ser tomadas para minimizar esses problemas. Se possível, peçam auxílio ao professor de Química.

RESPOSTA:

Os plásticos são feitos de polímeros, que são macromoléculas em que determinada unidade molecular se repete muitas vezes. No caso do polietileno, por exemplo, essa unidade é – CH2 – CH2 –. Outros componentes dos plásticos são o policloreto de vinila (PVC), polipropileno (PP), poliestireno (PS), etc. Os plásticos em geral demoram muito para se decompor, o que pode causar problemas ao ambiente. Calcula-se que cerca de 90% do lixo flutuante nos oceanos é formado por materiais plásticos. Peixes, aves, tartarugas, focas e leões- -marinhos podem ingerir pedaços de plástico e morrer sufocados. Antes de jogar um objeto de plástico no lixo, pense se ele não pode ter outras utilidades. Um saco plástico de supermercado, por exemplo, pode ser reutilizado. Você pode também diminuir o consumo desses produtos usando, por exemplo, uma bolsa de pano para transportar os produtos. O plástico pode ser reciclado e utilizado para fabricar novos materiais: garrafas, baldes, cerdas de vassouras, sacolas, entre muitos outros produtos para residências e indústrias. Um dos plásticos mais reciclados é o PET (polietileno tereftalato), encontrado nas garrafas plásticas para bebidas. Reduzir o consumo e promover a reciclagem contribuem para diminuir o consumo de petróleo (plásticos são produzidos a partir do petróleo) e a poluição, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e gerar empregos.

Questão de Biologia - O que é a hipótese Gaia, quem a formulou e quando?

O que é a hipótese Gaia, quem a formulou e quando? Qual avaliação os cientistas fazem a respeito dessa teoria?

RESPOSTA:

Uma das lições que podemos tirar do estudo da Ecologia é que todos os seres vivos estão ligados entre si e com o ambiente físico, influenciando-se mutuamente. Essa interdependência é tão grande que alguns cientistas comparam a Terra a um imenso organismo vivo: é a hipótese Gaia (ou teoria de Gaia), formulada nos anos 1970 pelo cientista britânico James Lovelock (1919-). Na mitologia grega, Gaia é a deusa que personifica a Terra. Segundo essa hipótese, a Terra teria a capacidade de se autorregular por meio de mecanismos de feedback (retroalimentação). Os seres vivos não se limitariam a adaptar-se aos fatores físicos: eles modificariam fatores como a temperatura e a composição química da atmosfera de modo a tornar a Terra propícia ao surgimento da vida e à sua manutenção. Lovelock afirma também que qualquer organismo que afete o ambiente de maneira negativa poderá ser eliminado. Como o aquecimento global foi provocado pelo ser humano, para ele a humanidade corre o risco de ser extinta. Embora os cientistas concordem que a vida, desde seu surgimento, tenha influenciado bastante as características do planeta, muitos acham que não é adequado afirmar que a Terra é viva e que a ação dos seres vivos não é tão efetiva para a manutenção do equilíbrio do planeta. Apesar das críticas, a comparação com um organismo serve para nos alertar da profunda inter-relação entre os seres vivos e o ambiente

Questão de Biologia - Com auxílio do professor de Sociologia, expliquem o que são Organizações Não Governamentais (ONGs)

Com auxílio do professor de Sociologia, expliquem o que são Organizações Não Governamentais (ONGs) e quais são seus objetivos e sua importância.

RESPOSTA:
A partir dos anos 1970, as organizações não governamentais (ONGs), entidades sem fins lucrativos (elas podem receber financiamentos e doações do governo e de entidades privadas para trabalhar em seus objetivos), ganharam importância na busca de solução para os problemas nas áreas ambientais, sociais ou culturais de um país ou de uma comunidade. Hoje há milhares de ONGs atuando nas mais diversas áreas, variando de grupos locais com poucos membros a entidades internacionais, como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Na área ambiental, as ONGs colaboram elaborando projetos para a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade, atuando muitas vezes em conjunto com o governo.

Questão de Biologia - Observe a figura abaixo e responda às questões.

1. Observe a figura abaixo e responda às questões.


Árvore filogenética simplificada indicando o parentesco evolutivo entre a espécie humana e outros primatas. No grupo “outros macacos” estão representados o babuíno (cerca de 1 m) e o mico-de-cheiro (aproximadamente 35 cm). Observação: há duas espécies de chimpanzés: o chimpanzé comum (Pan troglodytes) e o bonobo (Pan paniscus). (As medidas indicam o comprimento do animal.) 

a) Entre os primatas representados na figura, quais são os mais próximos da espécie humana e quais são os mais distantes? 
b) Em 2011, um gorila chamado Ambam ficou famoso por um vídeo na internet no qual aparece caminhando sobre os dois pés, como os seres humanos. Ambam nasceu em 1990 e vive em um zoológico na Inglaterra. Seus criadores atribuem a habilidade de Ambam à convivência com seres humanos. Apesar de existirem exceções como essa, o andar bípede é comum apenas em primatas humanos. Como essa forma de se locomover influenciou no modo como a espécie humana evoluiu? 
c) De acordo com o cladograma, há quantos anos os gorilas teriam surgido?


RESPOSTAS:

a) O chimpanzé é o primata mais próximo; enquanto o lêmure e o társio são os mais distantes. 

b) A capacidade de caminhar sobre os dois pés possibilitou que as mãos ficassem livres para segurar e manipular objetos. Isso fez com que os seres humanos se tornassem capazes, por exemplo, de recolher e transportar alimentos e crianças, pegar pedras e galhos que podem ser usados como armas, manusear instrumentos delicados de trabalho, etc.

c) Há 8 milhões de anos.

Questão de Biologia - Pesquisem em livros de Química e de Física a história da descoberta da radioatividade

Pesquisem em livros de Química e de Física a história da descoberta da radioatividade; o conceito de meia-vida; outras aplicações tecnológicas dos isótopos (além da determinação da idade de rochas e fósseis). Se possível, peçam auxílio aos professores de Física e de Química.

RESPOSTA:

Em 1896, o cientista francês Antoine Henri Becquerel (1852-1908) descobriu que um composto do urânio deixava marcas em chapas fotográficas. Becquerel supôs que o composto estaria emitindo algum tipo de radiação desconhecida. Essa hipótese foi confirmada pelo trabalho de um casal de físicos franceses — Marie Curie (1867- -1934) e Pierre Curie (1859-1906). Marie Curie descobriu que todos os compostos de urânio emitiam radiações e que a quantidade de radiação dependia da quantidade de urânio. A radiação era, portanto, uma propriedade de determinado átomo, e não de combinações químicas. Trabalhando com Pierre, descobriu ainda mais dois elementos radioativos: o rádio e o polônio. A radiação alfa é formada por dois prótons e dois nêutrons. A radiação beta é formada por elétrons emitidos pelo núcleo dos átomos radioativos. A radiação gama é uma onda eletromagnética. As radiações podem provocar danos no material genético, aumentando o risco de vários tipos de doença, inclusive o câncer. A partir de certa intensidade, e dependendo também do tempo que a pessoa fica exposta à radiação, ela pode provocar a morte. As radiações alfa não têm grande poder de penetração: em geral, podem ser barradas por uma folha de papel, uma peça de roupa ou por outros materiais mais densos que o papel. Na pele, penetram apenas cerca de 0,05 cm. As radiações beta têm maior poder de penetração, mas geralmente são barradas por uma lâmina de metal não muito grossa (2 mm de chumbo), por madeira densa com poucos centímetros de espessura ou roupa grossa. Na pele, penetram até 1,5 cm. Já as radiações gama podem passar por até vários centímetros de metal, mas são barradas por placas de chumbo (6 cm de espessura) ou paredes de concreto. (O chumbo é um elemento químico, não radioativo, que tem alta densidade. Por isso, costuma ser usado para barrar radiações). Conforme emitem radiação, os elementos radioativos se desintegram. Perdem a radioatividade e acabam por se transformar em outros elementos que não são radioativos. O urânio-238 transforma-se aos poucos em um isótopo do chumbo. O iodo-131, por sua vez, transforma-se em xenônio. O tempo necessário para que a metade de uma amostra de átomo radioativo se desintegre é chamado de meia-vida. Cada elemento tem uma meia-vida própria. O urânio-238, por exemplo, tem uma meia-vida de 4,5 bilhões de anos. Isso significa que, após 4,5 bilhões de anos, 1 g de urânio-238 terá se transformado em 0,5 g de chumbo-206. A velocidade de desintegração dos elementos radioativos não muda com a temperatura ou outro fator do ambiente. Por isso, esses elementos podem servir como uma espécie de relógio, permitindo que se descubra a idade de rochas ou fósseis. Medindo a quantidade relativa de certos isótopos de urânio e de chumbo, por exemplo, temos uma indicação da idade de uma rocha ou de um fóssil.
Os átomos radioativos têm inúmeras outras aplicações: em pesquisa, na agricultura e na indústria. Nas pesquisas em Biologia, por exemplo, os elementos radioativos são usados para acompanhar o movimento de produtos químicos dentro dos organismos. Na agricultura, servem para medir a quantidade de fertilizantes absorvidos pelas plantas. Em Medicina, as radiações liberadas por alguns elementos, como o cobalto radioativo, são usadas para destruir certos tipos de câncer. Uma das aplicações da radiação gama é a eliminação de microrganismos, por isso ela é usada para esterilizar seringas e para conservar certos tipos de alimentos. Os elementos radioativos são usados também para diagnosticar doenças. Na suspeita de algum tumor na glândula tireóidea, por exemplo, a pessoa toma uma pequena quantidade de iodo radioativo, o iodo-131, para depois tirar uma radiografia, verificando se o iodo radioativo concentrou-se em alguma região da glândula. A quantidade de radiação emitida nesse tipo de exame é muito pequena, e não apresenta perigo algum. Quando o núcleo de um átomo de urânio-235 é bombardeado por nêutrons, ele pode se partir em dois núcleos menores e emitir mais nêutrons, além de liberar uma quantidade enorme de energia. Esse processo de quebra do núcleo em dois núcleos menores é chamado fissão nuclear, e é uma das formas de obter energia nuclear.

Questão de Biologia - Pesquisem as principais características de alguns fósseis de transição entre as baleias atuais

Pesquisem as principais características de alguns fósseis de transição entre as baleias atuais e os mamíferos terrestres dos quais elas evoluíram, principalmente os seguintes gêneros: Pakicetus, Ambulocetus, Rhodocetus, Dorudon, Basilosaurus, destacando as adaptações à vida aquática que surgiram ao longo desse processo evolutivo.

RESPOSTAS:

Pakicetus: Encontrado no Paquistão, vindo daí seu nome. Do início do Eoceno (56 a 34 milhões de anos), com cerca de 1,5 m de comprimento, formato do crânio e dentes com algumas características das baleias. A orelha média mostra algumas adaptações para a audição no meio aquático. • Ambulocetus: Encontrado no Paquistão, data do período Eoceno (50 a 49 milhões de anos). Com corpo alongado e pernas traseiras adaptadas à propulsão no meio aquático, mas podendo se locomover também no meio terrestre. A cauda, ligeiramente achatada, podia ajudar na propulsão. Olhos e narinas no topo do crânio, permitindo-lhe ver e respirar mesmo parcialmente submerso. 

Rhodocetus: Encontrado no Paquistão, data do período Eoceno (54 a 38 milhões de anos). Com vértebras cervicais menores, do tipo encontrado em animais aquáticos. A orelha média está mais adaptada à audição no meio aquático. 

Dorudon: Encontrado na América do Norte, Egito e Paquistão (41 a 33 milhões de anos), com cerca de cinco metros de comprimento. Com características semelhantes às do Basilosaurus, as aberturas nasais encontram-se em posição intermediária entre as dos mamíferos terrestres e a das baleias atuais. 

Basilosaurus: Descoberto no Paquistão, Egito e Estados Unidos (34 a 39 milhões de anos), com 18 metros de comprimento, corpo bem alongado e vestígios de pernas traseiras.

Questão de Biologia - UNICAMP 2011 - O gráfico abaixo mostra a variação ao longo do tempo

UNICAMP 2011 - O gráfico abaixo mostra a variação ao longo do tempo na frequência de dois fenótipos, relativos à forma do bico de uma espécie de ave. Os pesquisadores notaram uma relação dessa variação fenotípica com uma alteração na disponibilidade de diferentes tipos de organismos predados por essas aves e atribuíram a variação observada à seleção natural.


RESPOSTAS:

A) O aumento populacional das aves dotadas de bico fino é resultante de sua capacidade de capturar as presas que lhes servem de alimento. A diminuição das aves de bico largo deve-se, provavelmente, à escassez de suas presas usuais ou à dificuldade de sua captura.

B) Segundo Darwin, a adaptação é o resultado da seleção natural de características favoráveis em determinado ambiente.

Questão de Biologia - A foto a seguir reproduz uma página do caderno de anotações de Darwin

A foto a seguir reproduz uma página do caderno de anotações de Darwin, na qual, por volta de julho de 1837, ele fez um esquema parecido com uma árvore, atualmente conhecido como “árvore da vida”. De acordo com o que estudou neste capítulo, reflita: o que Darwin quis representar com esse esquema?



RESPOSTA:

Trata-se do esboço da primeira árvore genealógica, feito por Darwin para ilustrar a descendência com modificação, isto é, a origem de espécies atuais por evolução a partir de um ancestral comum.

LEIA TAMBÉM:

Questão de Biologia - (UEL-PR) Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros

(UEL-PR) Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros conseguiu sequenciar o genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença conhecida como amarelinho, que acomete os laranjais e acarreta grandes perdas com relação a sua capacidade produtiva. O arrojado projeto, conhecido como Projeto Genoma da bactéria Xylella, teve amplo reconhecimento científico e foi largamente divulgado pelos meios de comunicação. É correto afirmar que o sequenciamento de Xylella fastidiosa trata-se da identificação: a) do nú mero e sequência de aminoácidos das proteínas desta bactéria. 
b) do nú mero e sequência de aminoácidos no cromossoma desta bactéria. 
c) da sequência de bases nitrogenadas no cromossoma desta bactéria. 
d) da sequência de alelos nos cromossomos desta bactéria. 
e) do nú mero de cromossomos e plasmídios desta bactéria.

RESPOSTA:

Letra C.

Questão de Biologia - (PUC-RJ) A figura abaixo representa o resultado de um teste de paternidade

(PUC-RJ) A figura abaixo representa o resultado de um teste de paternidade. Este teste baseia-se na identificação de marcadores genéticos compartilhados ou não por pai, mãe e filhos.


Considerando a figura, não é correto afirmar que: 
a) I é filho biológico do casal. 
b) V não pode ser filho biológico deste casal. 
c) II não é filho deste pai. 
d) III é irmão biológico de I. 
e) IV e I são irmãos gêmeos monozigóticos.

RESPOSTA:

Letra B.

Questão de Biologia - (Fuvest-SP) Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami

(Fuvest-SP) Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami

Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezembro, obteve a confirmação do fato através de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como “Bebê 81” por ser o 81o sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes. (Folhaonline, 14/2/2005. Adaptado.)
Algumas regiões do DNA sã o sequências curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o nú mero de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padrõ es de fragmentos de DNA que sã o “uma impressã o digital molecular”. Nã o existem duas pessoas com o mesmo padrã o de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai. Com base nos padrõ es de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?

RESPOSTA:

LETRA C.
Todas as bandas de DNA presentes no bebê 81 encontram-se nos pais da alternativa C.

Questão de Biologia - (Unirio-RJ) Na engenharia genética, a técnica de DNA recombinante

(Unirio-RJ) Na engenharia genética, a técnica de DNA recombinante vem sendo utilizada na pesquisa e no desenvolvimento, por exemplo, de vacinas e medicamentos. O esquema abaixo apresenta algumas etapas dessa técnica.




a) Analise as etapas I, II e III. Em quais delas se desenvolvem, respectivamente: 
 a1 ) o pareamento das bases? 
 a2 ) a ação das enzimas de restrição? 
 a3 ) a ação da DNA-ligase? 

b) Os agricultores americanos, por exemplo, já estão plantando as sementes da terceira safra de milho, algodão e soja transgênicos. (Adaptação do artigo Revolução invisível na mesa, da revista Época, 8 de junho de 1998.) Conceitue organismos transgênicos.

RESPOSTAS:

a) a1 ) Etapa II. a2 ) Etapa I. a3 ) Etapa III. 

b) Organismos ou indivíduos em que genes de uma outra espécie são introduzidos por meio de engenharia genética.

Questão de Biologia - FUVEST 2006 - Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos

(Fuvest-SP) Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose. Durante várias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose como únicas fontes de carbono. O gráfico abaixo mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B.

a) Como surgiram as bactérias capazes de sobreviver na cultura B? 
b) Dê a razão para a diferença entre as curvas A e B no intervalo X.

RESPOSTA:

a) As bactérias capazes de sobreviver na cultura B surgiram como consequência de mutações gênicas ocorridas ao acaso nas bactérias da colônia original. 

b) No intervalo X as bactérias da cultura A cresceram imediatamente porque eram todas capazes de metabolizar a glicose. Entre as bactérias de B, apenas uma minoria era capaz de metabolizar a lactose, o que explica a queda inicial e o posterior crescimento em número da população dessa minoria inicial.

Questão de Biologia - Em grupo, escolham um dos temas a seguir para pesquisar (em livros, CD-ROMs, na internet, etc.)

Em grupo, escolham um dos temas a seguir para pesquisar (em livros, CD-ROMs, na internet, etc.). Em seguida, apresentem o resultado do trabalho para a classe. 

a) A passagem de Darwin pela América do Sul (o que inclui as visitas ao Brasil) em sua viagem a bordo do HMS Beagle (a propósito, pesquisem o que significa a expressão “HMS”; vocês podem pedir ajuda aos professores de Inglês). Descubram onde Darwin esteve, o que ele viu, quais as suas impressões sobre os locais que visitou e como essa viagem influenciou suas ideias sobre a evolução das espécies. Façam cartazes com desenhos, fotos e mapas para ilustrar o trabalho, apresentando-o também para a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários da escola e pais ou responsáveis). Peçam auxílio aos professores de Geografia e História para essa pesquisa. 

b) Dados biográficos, ideias e obras de alguns cientistas que colaboraram com o darwinismo ou tiveram alguma influência sobre as primeiras teorias evolutivas, como Jean-Baptiste Lamarck, Alfred Russel Wallace, Henry Walter Bates e Fritz Müller. 

c) Pesquisem em sites e em livros de História o que foi o movimento conhecido como “darwinismo social”, no século XIX. Façam críticas, demonstrando os equívocos desse movimento. Se possível, peçam auxílio aos professores de História e Filosofia.


RESPOSTAS (sugestão):

A)  Entre os vários relatos que os alunos deverão encontrar, podem ser mencionados os seguintes: A expressão “HMS” antes de “Beagle” significa “His (or Her) Majesty’s Ship” (o navio de sua Majestade, em inglês), usada, por exemplo, pelo império britânico, local de origem do Beagle. Darwin esteve no Brasil, Argentina, Chile e nas ilhas Galápagos e coletou mais de 1 500 espécies diferentes, muitas delas jamais vistas na Europa. Em fevereiro de 1832, extasiou-se com a beleza da floresta tropical de Salvador. Em abril do mesmo ano, passou pelo Rio de Janeiro, onde ficou chocado com o tratamento dado aos escravizados. Na Argentina, em setembro de 1832, encontrou fósseis de animais de grandes dimensões, parecidas com “preguiças” (hoje, gênero Megatherium, extinto) e “tatus” (hoje, gênero Glyptodon, extinto). Esses animais, apesar da diferença de proporções, guardavam muitas semelhanças com espécies atuais. Encontrou também populações de aves que não voavam (emas, gênero Rhea), que diferiam em tamanho, conforme as regiões geográficas em que eram encontradas (mais tarde classificadas por especialistas em espécies diferentes). Encontrou também fósseis de roedores e de um estranho animal (hoje, gênero Macrauchenia, extinto) que era semelhante aos animais da família do camelo, vicunha e lhama. A maioria desses fósseis não foi identificada por Darwin, que enviou os exemplares à Inglaterra, onde foram examinados, descritos e identificados por especialistas como Richard Owen, Thomas Bell e John Gould. Darwin relatou depois, em seu livro A origem das espŽcies, que, quando a bordo do Beagle, ficou impressionado com a distribuição das espécies na América do Sul e as relações geológicas entre as espécies presentes e passadas daquele continente, e afirmou que fatos como esses pareciam lançar alguma luz sobre a origem das espécies. Em meados de 1835, o navio ancorou no Chile, em Valparaíso. Nos Andes dessa região, a mais de mil metros de altitude, Darwin encontrou fósseis de conchas e árvores petrificadas semelhantes às encontradas no nível do mar. Isso sugeria que a Terra teria passado por grandes transformações, com montanhas sendo erguidas ao longo do tempo. No final de 1835, chegou às ilhas Galápagos, encontrando espécies que não existiam em nenhum outro lugar, como iguanas marinhas, tartarugas de grande porte e muitas aves. Os pássaros, identificados depois como tentilhões, possuíam forma e tamanhos de bico adaptados a diferentes alimentos. Posteriormente, ele percebeu que essas espécies poderiam ter evoluído de espécies vindas do continente mais próximo.


B) Entre outras informações, os estudantes poderão encontrar os seguintes dados sobre os cientistas mencionados:

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck (1744-1829), foi oficial do exército e depois professor de História Natural, tendo escrito livros de Botânica, Zoologia e Paleontologia. Inicialmente, acreditava que as espécies eram imutáveis, mas depois desenvolveu a sua teoria da evolução publicada no livro Philosophie Zoologique em 1809. Para Lamarck, os seres vivos tendiam a um melhoramento constante e a um aumento de complexidade. Com o auxílio da lei do uso e desuso e da ideia de transmissão das características adquiridas, comuns em seu tempo, Lamarck explicava a transmutação dos seres vivos. Ele defendia também a geração espontânea contínua dos organismos mais simples. Mesmo que a transmissão das características adquiridas não seja mais aceita, Lamarck foi importante por defender a evolução e contribuir para a divulgação dessa ideia.

Alfred Russel Wallace (1823-1913), um naturalista britânico, é considerado o codescobridor, junto com Darwin, do princípio da seleção natural. Participou de expedições científicas na América do Sul, Malásia e Indonésia coletando e estudando diversas espécies de animais. Em 1853, publica seu primeiro livro: Narrativa de viagens pelo Amazonas e o Rio Negro. Wallace, como Darwin, também leu o trabalho do economista Thomas Malthus (1766-1834) e escreveu o ensaio “Sobre a tendência das variedades de se distanciar indefinidamente a partir do tipo original”, publicado depois em livro, e enviou-o a Darwin, com quem se correspondia. Darwin, que já tinha escrito a maior parte de seu trabalho, mas que não se animava a publicá-lo, percebeu que Wallace defendia ideias praticamente idênticas às suas (embora Wallace não tenha usado o termo “seleção natural”). Quando ficaram sabendo disso, por seu próprio intermédio, amigos de Darwin, o geólogo Charles Lyell e o botânico Joseph Hooker, estimularam-no a publicar suas ideias o mais rapidamente possível. De comum acordo, Darwin e Wallace apresentaram um trabalho em conjunto, com as ideias de ambos, na Linnean Society of London, em julho de 1858. No ano seguinte, Darwin publicou seu livro A origem das espécies. Wallace publicou ainda um artigo sobre a origem da espécie humana pela seleção natural. Em 1869, Wallace divulgou suas pesquisas, feitas no arquipélago malaio, sobre a distribuição geográfica dos animais, sendo considerado por muitos como o pai da Biogeografia.

Henry Walter Bates (1825-1892), naturalista e explorador inglês, realizou pesquisas no Brasil e esteve na Amazônia entre 1848 e 1859, publicando artigos e livros sobre suas pesquisas, que forneceram dados importantes para o trabalho de Darwin e Wallace sobre a origem das espécies. Colecionou milhares de espécimes, a maioria insetos, de espécies desconhecidas na época. Foi o primeiro cientista a descrever o mimetismo, fenômeno em que um animal se assemelha a outro, de outra espécie, ganhando, com isso, algum tipo de vantagem, em geral, proteção contra predadores. É o caso de algumas borboletas, que, apesar de não terem gosto ruim nem serem venenosas, apresentam a forma ou a cor daquelas que têm essas defesas. É o chamado mimetismo batesiano, batizado assim em sua homenagem. Para Bates, esse tipo de mimetismo representava uma evidência favorável à teoria da evolução de Darwin e Wallace. Um de seus livros foi traduzido para o português: Um naturalista no rio Amazonas (Belo Horizonte: Itatiaia, 1979).

Johann Friedrich Theodor Muller (1822-1897), mais conhecido como Fritz Muller, foi um naturalista alemão e professor de matemática e ciências naturais. Em 1852, imigrou para o Brasil e se estabeleceu em Santa Catarina. Em 1864, publicou o livro Für Darwin (A favor de Darwin), apresentando o resultado de pesquisas em que acompanhou o desenvolvimento de microcrustáceos comuns em Santa Catarina, mostrando que havia uma competição entre os machos, em que aqueles com pinças maiores sobreviviam em maior número, resultado que apoiava a teoria da evolução de Darwin. Escreveu também centenas de artigos científicos sobre a flora e fauna catarinense.

C) Confundir conhecimento científico e ética foi um grande equívoco do movimento conhecido como “darwinismo social”, que, no século XIX, usou o conceito de seleção natural para tentar justificar a divisão da sociedade em classes e o imperialismo, pois seria natural o domínio dos indivíduos supostamente mais fortes sobre os mais fracos, que tenderiam a perecer. O primeiro erro foi supor que a genética e a seleção natural são os únicos fatores que influenciam o ser humano, esquecendo que, em nossa espécie, a cultura e os valores sociais são importantes fatores de influência. O segundo foi confundir um fenômeno natural, a evolução, com a esfera ética – que trata do que deveria ser e não do que é de fato – extrapolando de fatos para princípios éticos e para a complexidade da cultura humana.

Questão de Biologia - Nas técnicas de reprodução assistida é possível, por meio de um exame genético

Nas técnicas de reprodução assistida é possível, por meio de um exame genético, detectar o sexo da criança antes de implantar o embrião no útero. Com auxílio dos professores de Filosofia, discutam as questões éticas envolvidas nesse processo. Pesquisem também qual a posição do Conselho Federal de Medicina a esse respeito.

RESPOSTA(SUGESTÃO) :

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina proíbe o uso das técnicas de reprodução assistida com essa finalidade. Ele determina que essas técnicas “não devem ser aplicadas com a intenção de selecionar o sexo ou qualquer outra característica biológica do futuro filho, exceto quando se trate de evitar doenças ligadas ao sexo do filho que venha a nascer”. Não há no país uma norma para regulamentar a seleção embrionária para fins terapêuticos, como a gestação de um bebê capaz de ajudar, por doação de órgãos, na cura de doenças de outras pessoas. É preciso lembrar também que as técnicas de reprodução assistida são caras e nem sempre bem-sucedidas. E em relação a elas e ao exame de embriões entram em cena também questões éticas e valores culturais e religiosos.

Questão de Biologia - Pesquisem em livros, CD-ROMs, na internet, etc. quais técnicas

Pesquisem em livros, CD-ROMs, na internet, etc. quais técnicas existem para a escolha do sexo de animais como bois e cavalos e suas aplicações práticas. Se possível, convidem um veterinário, agrônomo ou outro profissional da área para dar uma palestra na escola sobre esse tema. Não se esqueçam de preparar um roteiro de perguntas para o convidado. Perguntem como é o cotidiano profissional, quais são os desafios e como são as atividades mais gratificantes.


RESPOSTA(SUGESTÃO):

O cromossomo X é maior e contém um pouco mais de DNA do que o Y. Com base nisso, foram desenvolvidas técnicas que permitem separar os dois tipos de espermatozoides. Essas técnicas possibilitam a seleção do sexo (sexagem) em sêmen de bois e cavalos, conseguindo-se uma quantidade de sêmen mais rica em um dos espermatozoides do que no outro. Com isso, a chance de nascer um filhote do sexo desejado aumenta. Para a produção leiteira, por exemplo, seria mais conveniente conseguir mais fêmeas do que machos. Outra técnica consiste em diagnosticar o sexo nos embriões obtidos por fertilização que serão implantados no útero dos animais. Ambas as técnicas, porém, têm alto custo, entre outros problemas.

Questão de Biologia - Existe um teste relativamente simples para identificar e quantificar o DNA

Existe um teste relativamente simples para identificar e quantificar o DNA das células, mas que só deve ser realizado por técnicos de laboratório, em ambiente adequado, porque envolve o uso de um ácido muito corrosivo. Pesquise (em livros, na internet, em CD-ROMs) como se chama esse teste.

RESPOSTA:

Trata-se do teste de Feulgen.

Questão de Biologia - Um estudante afirmou que os alimentos transgênicos

Um estudante afirmou que os alimentos transgênicos são perigosos para a saúde porque possuem DNA. Embora alimentos transgênicos precisem ser testados para verificar riscos para a saúde e para o ambiente, o que há de errado com a frase do estudante?

RESPOSTA:

O DNA não está presente apenas nos alimentos transgênicos, mas em muitos outros alimentos não transgênicos. Por isso, a frase não serve como argumento para justificar um possível perigo de se consumir alimento transgênico.

Questão de Biologia - O detergente (ou o xampu incolor, que também pode ser usado)

O detergente (ou o xampu incolor, que também pode ser usado) é importante para retirar o DNA do interior das células, pois dissolve um tipo de molécula que faz parte da composição de determinadas estruturas da célula. Que molécula é essa e quais são essas estruturas?

RESPOSTA:

Lipídios e as membranas da célula.

Questão de Biologia - Pesquisem sobre a vida e o trabalho de alguns geneticistas brasileiros

Pesquisem sobre a vida e o trabalho de alguns geneticistas brasileiros, como Crodowaldo Pavan, Mayana Zatz, Warwick Estevam Kerr, Oswaldo Frota-Pessoa, Sérgio Danilo Junho Pena, entre outros.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

Entre outros dados, os alunos poderão descobrir que Crodowaldo Pavan realizou pesquisa sobre os cromossomos e a genética de várias espécies de insetos e o controle biológico de pragas; que Mayana Zatz executou relevantes pesquisas em Genética humana, especialmente no campo de células-tronco e doenças neuromusculares, como as distrofias musculares e a esclerose lateral amiotrófica; que Warwick Estevam Kerr pesquisou a genética de abelhas e o melhoramento de hortaliças; que Oswaldo Frota-Pessoa realizou pesquisas em genética humana e classificação de drosófilas; que Sérgio Danilo Junho Pena realizou pesquisas sobre a genética da população brasileira, além de estudos sobre Schistosoma mansoni e doença de Chagas.

Questão de Biologia - Pesquisem que tipos de testes genéticos existem para o diagnóstico de doenças

Pesquisem que tipos de testes genéticos existem para o diagnóstico de doenças e se o teste esta disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Expliquem ainda como esses testes podem ser úteis no aconselhamento genético. Com auxílio dos professores de Filosofia, discutam os aspectos éticos dos testes genéticos e que medidas devem ser tomadas para garantir a privacidade de uma pessoa e impedir discriminações em relação a testes genéticos. Pesquisem ainda entre os colegas de turma se cada um gostaria de saber, por meio de um teste genético, se é portador de um gene para alguma doença genética séria que estava presente em sua família e que pode ser transmitida a seu filho. Pesquisem também se eles gostariam de saber isso no caso de essa doença se manifestar por volta dos 50 anos, sem que haja cura para ela.


RESPOSTA (SUGESTÃO):

A propensão para diversas doenças pode ser diagnosticada por testes de DNA, por exemplo: a doença de Huntington, a fibrose cística, a acondroplasia, a distrofia muscular de Duchenne. O conhecimento da predisposição a certas doenças permite que a pessoa realize exames com mais frequência, além de outras medidas preventivas. Espera-se que os alunos considerem que o conhecimento pode levar uma pessoa a tomar algumas medidas que melhorem sua qualidade de vida ou optar por adotar uma criança em vez de ter um filho biológico, por exemplo. Devem ser elaboradas leis que impeçam o acesso não consentido a testes de DNA, com punições para os que discriminarem pessoas com base nesses testes. A última questão é uma atividade em aberto, que depende da opção pessoal do aluno.

Questão de Biologia - (Unifesp) As figuras representam os resultados de dois exames de DNA

(Unifesp) As figuras representam os resultados de dois exames de DNA em que as amostras de DNA dos envolvidos são fragmentadas com enzimas específicas e submetidas à eletroforese, gerando um padrão de faixas ou “bandas”. A situação 1 refere-se a um caso de investigação de paternidade: o suposto pai deseja saber se a criança é, de fato, seu filho biológico. A situação 2 refere-se a uma investigação criminal: na cena do crime foram encontradas manchas de sangue e o delegado precisa saber se o sangue é da vítima, de um indivíduo apontado como suspeito de ser o criminoso ou de uma terceira pessoa não identificada até o momento.

A partir da análise dos resultados, responda: 
a) A criança é filho biológico do suposto pai? Justifique sua resposta. 
b) A amostra de sangue recolhida no local do crime é da vítima, do suspeito ou de uma terceira pessoa não identificada? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:

a) Sim. A criança é filho biológico do suposto pai, porque todas as bandas de DNA que ele não herdou de sua mãe coincidem com as desse homem. 
b) A amostra de sangue recolhida no local do crime é de uma terceira pessoa não identificada, porque diversas bandas de DNA verificadas nessa amostra não coincidem com as amostras detectadas no DNA da vítima ou do suspeito.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Questão de Biologia - O mosquito que transmite a malária (gênero Anopheles) é encontrado

O mosquito que transmite a malária (gênero Anopheles) é encontrado, principalmente, na região amazônica. O macho alimenta-se da seiva de plantas e a fêmea, do sangue de mamíferos. Ambos têm hábitos noturnos. O macho e a fêmea dessa espécie têm o mesmo nicho? Justifique sua resposta

RESPOSTA:
Têm o mesmo habitat, mas não o mesmo nicho, pois sua alimentação é diferente.

Questão de Biologia - O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é encontrado nas florestas tropicais

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é encontrado nas florestas tropicais e nos cerrados, desde a Guatemala até a Argentina. É um animal de hábitos diurnos. Alimenta-se, principalmente, de cupins, localizados com seu longo focinho e olfato bem desenvolvido. Suas patas dianteiras possuem fortes garras, que usa para cavar a terra onde estão os cupinzeiros e formigueiros. Ele introduz no buraco o focinho e a língua pegajosa e comprida, na qual os insetos ficam presos, podendo, então, ser engolidos.
a) Qual é o habitat do tamanduá-bandeira?
b) Cite alguns trechos do texto que fazem referência ao nicho do tamanduá-bandeira.
c) Parte da anatomia animal é uma adaptação ao seu nicho. Quais adaptações do tamanduá-bandeira são relativas à sua alimentação?

RESPOSTA:
a) Florestas tropicais e cerrados da América do Sul e da América Central. 
b) Tem hábitos diurnos e alimenta-se principalmente de cupins e formigas. 
c) O longo focinho, a língua, o olfato bem desenvolvido e as fortes garras para cavar. 

Questão de Biologia - Duas espécies de pássaros vivem na mata Atlântica do Rio de Janeiro

Duas espécies de pássaros vivem na mata Atlântica do Rio de Janeiro. Uma delas se alimenta do néctar das flores, a outra come insetos. Essas duas espécies possuem o mesmo habitat? Ocupam o mesmo nicho ecológico? Justifique suas respostas no caderno.

RESPOSTA:
As duas espécies possuem o mesmo habitat (ambas vivem na mata Atlântica), mas não ocupam o mesmo nicho, já que uma delas se alimenta do néctar das flores e a outra come insetos.

Questão de Biologia - Um homem e uma serpente podem pertencer à mesma população?

Um homem e uma serpente podem pertencer à mesma população? E à mesma comunidade? Em seu caderno, justifique suas respostas.

RESPOSTA:
Não, porque não são da mesma espécie. Sim, se ambos viverem na mesma área pertencerão à mesma comunidade.

Representação artística de Australopithecus - Imagem de Biologia

 


Questão de Biologia - (PUC-SP) A análise bioquímica comparativa de uma mesma proteína

(PUC-SP) A análise bioquímica comparativa de uma mesma proteína encontrada entre as espécies cavalo, chimpanzé e homem revelou que a molécula é constituída de 100 aminoácidos, dispostos da mesma maneira ou ordem no homem e no chimpanzé, enquanto no cavalo diferem em 10 dos 100 aminoácidos encontrados. Considerando que o DNA determina a síntese de proteínas na célula através do RNA-mensageiro, como você explica a:
a) semelhança entre essa proteína no homem e chimpanzé?
b) diferença entre essa proteína do cavalo, quando comparada com a do homem e a do chimpanzé?

RESPOSTA:

a) Os genes que codificam essas proteínas são idênticos. Essa identidade é explicada pelo fato de o homem e o chimpanzé descenderem de um ancestral comum em uma época relativamente recente. Por isso não houve acúmulo de mutações em quantidade suficiente para tornar essa proteína diferente nas duas espécies. 

b) Como a separação entre os organismos que originaram o cavalo e os que originaram o homem e o chimpanzé ocorreu há mais tempo que a separação entre o homem e o chimpanzé, o acúmulo de mutações foi maior naquele caso, e os genes do cavalo ficaram muito diferentes dos genes do homem e do chimpanzé.

Questão de Biologia - (Fuvest-SP) O que são órgãos homólogos e órgãos análogos?

(Fuvest-SP) O que são órgãos homólogos e órgãos análogos? Dê um exemplo de analogia que ocorra entre mamíferos e insetos. 

RESPOSTA:
Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma origem embrionária e o mesmo tipo de anatomia interna, indicando a mesma origem evolutiva; órgãos análogos são os que realizam a mesma função, embora tenham origem embrionária, anatomia interna e origem evolutiva diferentes, como a asa de morcego (mamífero) e asa de inseto.


Leia também:

Questão de Biologia - (UFG-GO) Alguns biólogos estudaram as populações de anfíbios. A população A cruza com B

(UFG-GO) Alguns biólogos estudaram as populações de anfíbios. A população A cruza com B em condições naturais, mas A e B não cruzam com C. Quantas espécies estão envolvidas nesse estudo? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
Duas; como A e B cruzam entre si, elas pertencem à mesma espécie. C é de outra espécie, pois não cruza com A ou B.

Questão de Biologia - FUVEST 2000- Os fatos abaixo estão relacionados ao processo de formação de duas espécies a partir de um ancestral

(Fuvest-SP) Os fatos abaixo estão relacionados ao processo de formação de duas espécies a partir de um ancestral: 
I. Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações. 
II. Estabelecimento de isolamento reprodutivo. 
III. Aparecimento de barreira geográfica. 
a) Qual é a sequência em que os fatos acima acontecem na formação das duas espécies? 
b) Que mecanismos são responsáveis pelas diferenças genéticas entre as populações? 
c) Qual é a importância do isolamento reprodutivo no processo de especiação?

RESPOSTA:
a) III, I, II. 
b) Mutação, recombinação gênica, seleção natural. 
c) Impedir o fluxo gênico entre as populações.

Leia também:

Questão de Biologia - Apesar do tamanho, o pescoço da girafa tem o mesmo número de vértebras (sete)

Apesar do tamanho, o pescoço da girafa tem o mesmo número de vértebras (sete) que o do rato, do ser humano e de quase todos os mamíferos. O que isso indica? 

RESPOSTA:
Uma origem comum de todos os mamíferos a partir de um ancestral com sete vértebras (os pescoços desses animais são órgãos homólogos).

Leia também:

(Fuvest-SP) O que são órgãos homólogos e órgãos análogos? Dê um exemplo de analogia que ocorra entre mamíferos e insetos.

Questão de Biologia - Em uma população de 100 pessoas, 36 são afetadas por uma doença genética

(Fuvest-SP) Em uma população de 100 pessoas, 36 são afetadas por uma doença genética condicionada por um par de alelos de herança autossômica recessiva. 
a) Expresse em frações decimais a frequência dos genes dominantes e recessivos. 
b) Quantos indivíduos são homozigotos? 
c) Suponha que nessa população os cruzamentos ocorram por acaso, deles resultando, em média, igual número de descendentes. Considere, também, que a característica em questão não altera o valor adaptativo dos indivíduos. Nessas condições, qual será a porcentagem esperada de indivíduos de fenótipo dominante na próxima geração? Justifique suas respostas mostrando como chegou aos resultados numéricos.

RESPOSTA:
a) Frequência de afetados (aa) = 36% ou 0,36; frequência do alelo a = 0,6; frequência do alelo A = 1 – 0,6 = 0,4. b) Frequência de AA = (0,4)2 = 0,16; frequência de aa = 0,36; frequência de homozigotos (AA + aa) = 0,36 + 0,16 = 0,52 ou 52%, ou seja, 52 indivíduos. c) Frequência de dominantes = AA + Aa = = 0,16 + 0,48 = 0,64 ou 64%. Como a população se encontra em equilíbrio genético, por causa das condições citadas, a porcentagem não se altera.

Leia também:

Questão de Biologia - Explique por que o registro fóssil da evolução de um grupo é necessariamente incompleto.

Explique por que o registro fóssil da evolução de um grupo é necessariamente incompleto.

RESPOSTA:
Porque a probabilidade de se formarem fósseis é muito baixa. Além disso, depois de formados, muitos deles podem ser naturalmente destruídos por agentes erosivos.

Leia também:

Questão de Biologia - Em vários invertebrados aquáticos, como os ouriços-do-mar, a fecundação é externa

Em vários invertebrados aquáticos, como os ouriços-do-mar, a fecundação é externa: o macho lança espermatozoides na água e estes fecundam o óvulo das fêmeas da mesma espécie, embora não fecundem o óvulo das fêmeas de outras espécies. Que tipo de isolamento deve haver nessa situação?

RESPOSTA:
 Isolamento gamético.

Leia também:

Questão de Biologia - Costuma-se afirmar que a história evolutiva das espécies

Costuma-se afirmar que a história evolutiva das espécies pode ser contada pelos fósseis, mas pode-se dizer que essa história está escrita também no DNA das espécies. Em seu caderno, explique essa afirmação.

RESPOSTA:
A afirmação tem por base o fato de que o estudo comparado do DNA nos permite identificar semelhanças e diferenças entre espécies vivas e, a partir dessas informações, traçar a história evolutiva dos vários grupos de organismos.

Questão de Biologia - Um estudante afirmou que se a frequência de determinado alelo aumentou

Um estudante afirmou que se a frequência de determinado alelo aumentou ao longo do tempo em uma população; isso só pode ter ocorrido porque esse alelo conferiu alguma vantagem adaptativa a seus portadores. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
Não. A variação da frequência de um alelo em uma população pode ter outras causas, que não implicam maior ou menor adaptação ao ambiente, como, por exemplo, uma catástrofe natural, que mata indivíduos aleatoriamente, ou por deriva genética

Leia também:

Questão de Biologia - Uma espécie de drosófila, a Drosophila pseudoobuscura, acasala-se pela manhã; outra espécie

Uma espécie de drosófila, a Drosophila pseudoobuscura, acasala-se pela manhã; outra espécie, a Drosophila persimilis, acasala-se à tarde. Ambas são encontradas na mesma área geográfica. Que tipo de isolamento reprodutivo há entre as duas espécies? É um isolamento pré-zigótico ou pós-zigótico?

RESPOSTA:
Isolamento estacional, sazonal ou temporal. Isolamento pré-zigótico.

Leia também:

Questão de Biologia - O evolucionista Ernst Mayr (1904-2005) afirmou que “a teoria da evolução

O evolucionista Ernst Mayr (1904-2005) afirmou que “a teoria da evolução é, muito justamente, considerada a maior teoria unificadora em Biologia”. Explique o que ele quis dizer com isso e dê argumentos a favor dessa afirmação.

RESPOSTA:
Ele quis dizer que a teoria da evolução permite explicar e fazer uma conexão entre diversos fenômenos que, aparentemente, não teriam relação entre si, como os fósseis, as adaptações, as semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares entre os seres vivos, os órgãos vestigiais, entre muitos outros.

Questão de Biologia - Como se explica, do ponto de vista da evolução

Como se explica, do ponto de vista da evolução, a semelhança na disposição dos ossos do membro anterior de animais tão diferentes como baleias (que nadam), morcegos (que voam), cavalos e gatos (que andam, saltam e correm em ambiente terrestre)?

RESPOSTA:
A explicação está no fato de que esses animais têm um ancestral comum, no qual os ossos do membro dianteiro apresentavam o mesmo tipo de disposição.

Questão de Biologia - Pesquisadores acreditam que a formação do rio Congo, na África, por volta de 1,5 milhão

Pesquisadores acreditam que a formação do rio Congo, na África, por volta de 1,5 milhão de anos atrás, tenha colaborado para o surgimento, há cerca de 800 mil anos, a partir de um ancestral comum, das duas espécies de chimpanzés: o bonobo, encontrado ao sul de uma das margens do rio; e o chimpanzé comum, encontrado ao norte da margem oposta. Sabendo que esses animais não são bons nadadores, explique como a formação do rio pode ter influenciado essa especiação.

RESPOSTA:
O rio deve ter promovido um isolamento geográfico entre duas populações de ancestrais dos chimpanzés, impedindo que elas trocassem genes entre si. Formaram-se, assim, duas subespécies, e, com o tempo e a persistência do isolamento geográfico, as duas subespécies se diferenciaram a ponto de atingir o isolamento reprodutivo, com a formação de duas espécies.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - 

Questão de Biologia - A doença de Huntington acomete, em geral, pessoas por volta dos 50 anos

A doença de Huntington acomete, em geral, pessoas por volta dos 50 anos e é provocada por um alelo dominante. Cite dois motivos pelos quais o alelo para essa doença não é eliminado completamente pela seleção natural.

RESPOSTA:
A doença só se manifesta em uma idade em que muitas pessoas já procriaram e, portanto, já passaram o gene para os filhos. Outro motivo é que novos genes para a doença surgem eventualmente a partir de mutações do gene normal.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 -