PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Questão de Física - (Uffrj-RJ) O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo.

(Uffrj-RJ) O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo. Em um único salto, o atleta executa cerca de 23 movimentos em menos de 2 segundos. Na última Olimpíada de Atenas, a atleta russa, Svetlana Feofanova, bateu o recorde feminino, saltando 4,88 m. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos.


Assinale a opção que melhor identifica os tipos de energia envolvidos em cada uma das situações I, II, e III, respectivamente. 
a) – cinética – cinética e gravitacional – cinética e gravitacional. 
b) – cinética e elástica – cinética, gravitacional e elástica – cinética e gravitacional.
c) – cinética – cinética, gravitacional e elástica – cinética e gravitacional. 
d) – cinética e elástica – cinética e elástica – gravitacional. 
e) – cinética e elástica – cinética e gravitacional – gravitacional.

RESPOSTA:
Letra C.

Observe que na figura I ele está correndo (energia cinética) no solo horizontal sem utilizar a vara (energia elástica) e nem subir (energia gravitacional), então, em I você identifica apenas energia cinética  —  na figura II ele está se movendo (energia cinética),


a flexibilidade da vara o impulsiona para cima (energia elástica) e ele está ganhando altura (energia gravitacional)  —  na figura 3 ele está se movendo para baixo (energia cinética), perdendo altura (energia gravitacional) e não havendo energia elástica (abandonou a vara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário