PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Questão de Biologia - Por muito tempo, os cientistas acreditaram que nascíamos com um número determinado de neurônios, que eram gradualmente perdidos durante a vida, e que novos neurônios não poderiam surgir. Porém, estudos têm indicado que o surgimento de neurônios pode ocorrer mesmo na fase adulta

25. Por muito tempo, os cientistas acreditaram que nascíamos com um número determinado de neurônios, que eram gradualmente perdidos durante a vida, e que novos neurônios não poderiam surgir. Porém, estudos têm indicado que o surgimento de neurônios pode ocorrer mesmo na fase adulta, embora as condições nas quais esse processo aconteça não estejam claras. Foi demonstrado, por exemplo, que as aves formam novos neurônios na área responsável pelo canto, no cérebro.

Sobre isso, responda:
a) Que motivos os cientistas tinham para acreditar que não eram formados novos neurônios em organismos adultos?
b) O estudo em aves e camundongos levou os cientistas a propor que ocorre neurogênese (surgimento de novos neurônios) em humanos adultos. Por que eles chegaram a essa conclusão? Você concorda com ela?

RESPOSTAS:
a) Os neurônios são células com elevado grau de diferenciação. Assim, os cientistas não acreditavam que células adultas pudessem sofrer esse tipo de processo. 
b) Seres humanos e camundongos são evolutivamente próximos, compartilhando diversas características e processos celulares. Assim, embora existam exceções, o mecanismo que um deles apresenta geralmente possui um mecanismo similar no outro. Porém, isso é apenas uma extrapolação válida com base evolutiva. Antes de afirmar categoricamente, é necessário comprovar que esse processo ocorre mesmo em seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário