PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Questão de Biologia - Descreva as alterações iônicas ocorridas no local do estímulo responsáveis pelos processos de despolarização e repolarização da membrana dos neurônios

21.  (Uerj) Todas as células do organismo humano possuem uma diferença de potencial elétrico entre as faces interna e externa da membrana plasmática. Nas células nervosas, essa diferença é denominada potencial de repouso, pois um estímulo é capaz de desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização; após isso, a situação de repouso se restabelece. A alteração de polaridade na membrana dessas células é chamada de potencial de ação, que, repetindo-se ao longo dos axônios, forma o mecanismo responsável pela propagação do impulso nervoso. O gráfico a seguir mostra a formação do potencial de ação.


Descreva as alterações iônicas ocorridas no local do estímulo responsáveis pelos processos de despolarização e repolarização da membrana dos neurônios.

RESPOSTA:
Os canais de sódio abrem-se imediatamente após o estímulo, permitindo a entrada de cargas positivas (Na+) na célula, ocorre a despolarização da membrana e os canais fecham-se em seguida. Os canais de potássio abrem-se mais lentamente que os de sódio, permitindo a saída de cargas positivas (K+) do citosol da célula e há a repolarização da membrana, e esses canais fecham-se em seguida.





Um comentário: