PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Questão de Química - Explique com suas palavras como as interações intermoleculares influenciam nas propriedades das substâncias.

3 – Explique com suas palavras como as interações intermoleculares influenciam nas propriedades das substâncias.

RESPOSTA:
As forças intermoleculares estão diretamente relacionadas a algumas propriedades das substâncias, pois são elas que estabelecem o estado físico de uma substância

Entenda melhor: os estados físicos da matéria são estabelecidos de acordo com a distância que há entre as moléculas de uma substância. Por exemplo, quando uma substância está no estado sólido, as suas moléculas estão bem próximas umas das outras. No líquido, as moléculas já se distanciam, e no gasoso ficam mais distantes ainda. E para que ocorra a transformação de um estado para o outro é necessário que essas ligações sejam separadas. Quanto mais próximas as moléculas estiverem, mais fácil é a separação e quanto mais distantes estiverem, maior dificuldade será para separá-las, sendo necessário uma força intermolecular maior. 

Desta forma, quando a força intermolecular é grande, a substância também tem um ponto de ebulição maior, pelo fato de necessitar mais energia para quebrar as ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário