PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Questões de Biologia - Com a manchete “O voo de Maurren”, O Estado de S. Paulo noticiou, no dia 23 de agosto de 2008

13. (Unicamp-SP) Com a manchete “O voo de Maurren”, O Estado de S. Paulo noticiou, no dia 23 de agosto de 2008, que a saltadora Maurren Maggi ganhou a segunda medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008. No salto de 7,04 m de distância, Maurren utilizou a força originada da contração do tecido muscular estriado esquelético. Para que pudesse chegar a essa marca, foi preciso contração muscular e coordenação dos movimentos por meio de impulsos nervosos.
a) Explique como o neurônio estimula a contração do músculo.
b) Para saltar, é necessária a integração das estruturas ósseas (esqueleto) com os tendões e os músculos. Explique como ocorre a integração dessas três estruturas para propiciar à atleta a execução do salto.

RESPOSTA:
a) Por sinapse química. O neurônio motor libera um neurotransmissor na fenda sináptica ou placa motora, e esse neurotransmissor se liga a um receptor de membrana da célula muscular, desencadeando o processo de contração muscular.
b) Os músculos estão unidos aos ossos pelos tendões. Para execução do salto, ocorre a contração do músculo, que promove, por meio dos tendões, a movimentação dos ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário