PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Questão de Química - Durante a pandemia vários protocolos de saúde foram implementados em diversos estabelecimentos, dentre eles a medição de temperatura.

2 - Durante a pandemia vários protocolos de saúde foram implementados em diversos estabelecimentos, dentre eles a medição de temperatura. A maioria dos estabelecimentos optaram por usar termômetros digitais, medindo a temperatura pela testa das pessoas. Em 2020 uma notícia circulou nas redes sociais informando que a radiação infravermelha emitida pelo termômetro era capaz de alterar as células do cérebro, a notícia teve tamanha repercussão que hoje em 2021 a grande maioria dos estabelecimentos medem a temperatura pelo braço e não mais pela testa. Essa era uma notícia falsa (fake news), o termômetro na verdade é uma espécie de sensor que capta a radiação infravermelha emitida pelos corpos. Com base nisso e na tabela de radiação ionizante e não ionizante explique quimicamente o erro científico na Fake News.

RESPOSTA:
O que o termômetro infravermelho faz é captar nossas ondas de calor e nos dar a informação sobre nossa temperatura corporal. A radiação ionizante penetra de acordo com seu tipo e energia. Enquanto partículas alfa podem ser bloqueadas por uma folha de papel, partículas beta requerem alguns milímetros de, por exemplo, alumínio, para bloqueá-las, enquanto a radiação gama de alta energia requer materiais densos para bloqueá-la, como por exemplo, chumbo ou concreto.

2 comentários: