PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Questão de Biologia - Considerando a tabela, indique o tipo de metabolismo (aeróbio ou anaeróbio) utilizado majoritariamente em cada miócito para a produção de ATP

29. Considerando a tabela, indique o tipo de metabolismo (aeróbio ou anaeróbio) utilizado majoritariamente em cada miócito para a produção de ATP. Em seguida, relacione-o com o tipo de atividade feita pelo corredor de provas curtas e pelo maratonista.

RESPOSTA:
Os miócitos lentos e intermediários devem realizar metabolismo aeróbio mais intensamente, já que possuem muitas mitocôndrias, ao contrário dos miócitos rápidos, que têm poucas mitocôndrias e devem realizar metabolismo predominantemente anaeróbio. Por fazer uma corrida mais lenta, o maratonista pode realizar o metabolismo aeróbio, mais demorado, por isso os miócitos lentos são predominantes em seu quadríceps. O corredor de velocidade precisa de miócitos rápidos, pois realiza um esforço mais intenso, porém menos duradouro, e apresenta metabolismo anaeróbio. Essas características combinam com os miócitos de contração rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário