PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de julho de 2021

Questão de Biologia - Uma doença que ficou conhecida como peste negra matou milhões de pessoas durante a Idade Média.

Uma doença que ficou conhecida como peste negra matou milhões de pessoas durante a Idade Média. 
a) Componham uma ficha técnica que contenha informações sobre essa doença: a bactéria causadora, os sintomas, a forma de transmissão e os tipos de tratamento. 
b) Com a ajuda de livros e de sites de História, criem uma apresentação que descreva o contexto histórico­-social em que a doença se espalhou. Considerando esse contexto, analisem também como essa doença era representada em pinturas e desenhos dessa época. Se possível, peçam orientações ao professor de História.

RESPOSTA:
a) Essa doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, encontrada em vários mamíferos, principalmente roedores, como o rato, e transmitida ao ser humano pela picada de pulgas infectadas, provocando febre e dores no corpo, entre outros sintomas. Atualmente, há focos isolados da doença em várias partes do mundo. Para evitar a contaminação, é fundamental morar em condições de higiene e saneamento adequadas e garantir o controle da população de pulgas e ratos. O tratamento com antibióticos é eficaz, mas deve ser feito de forma rápida. No Brasil não houve registro de mortes por peste nos últimos anos. 

b) Durante o século XIV, milhões de pessoas morreram na Europa e em outras regiões do mundo acometidas pela peste, conhecida na época como peste negra. A forma mais comum da doença é a peste bubônica. Essa doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, encontrada em vários mamíferos, principalmente roedores, como o rato, e transmitida ao ser humano pela picada de pulgas infectadas, provocando febre e dores no corpo, entre outros sintomas. Atualmente, há focos isolados da doença em várias partes do mundo. Para evitar a contaminação, é fundamental haver condições de higiene e saneamento adequadas, além de controle da população de pulgas e ratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário