FAI 2016/1 - O sistema circulatório nos artrópodes contém a hemolinfa como fluido circulante. A hemolinfa dos crustáceos possui hemocianina, já a dos insetos não contém este pigmento respiratório. Esta diferença entre a composição da hemolinfa nos dois grupos se deve ao fato de que nos insetos
a) o sistema circulatório é fechado e a hemolinfa circula em vasos que distribuem gás oxigênio aos tecidos. Nos crustáceos, a respiração branquial dificulta a distribuição do gás oxigênio aos tecidos, exigindo um pigmento carreador.
b) a respiração é traqueal, de forma que o gás oxigênio percorre as traquéolas e chega diretamente às células. Nos crustáceos, as brânquias absorvem o gás oxigênio que se liga à hemocianina circulante.
c) o sistema circulatório é aberto e o gás oxigênio é difundido para todas as células pela hemolinfa. Nos crustáceos, o sistema circulatório é aberto e por isso necessita da hemocianina para o transporte de gás oxigênio.
d) o gás oxigênio entra pelos espiráculos, percorre as traqueias e chega à hemolinfa onde é dissolvido e distribuído para todas as células. Nos crustáceos, o gás oxigênio se liga à hemocianina, que circula por todos os tecidos.
e) o gás oxigênio dissolvido na hemolinfa circula pelas traqueias em um sistema aberto que distribui este gás a todas as células. Nos crustáceos, o sistema circulatório fechado exige um pigmento carreador de gás oxigênio.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário