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quarta-feira, 30 de junho de 2021

Questão de Biologia - Analisem o sentido de uma das afirmações a seguir, dando a opinião de vocês

Analisem o sentido de uma das afirmações a seguir, dando a opinião de vocês sobre o que foi dito. Apresentem ainda um pequeno resumo das contribuições à ciência do autor da frase escolhida. 

1. “A pesquisa científica consiste em ver o que todos viram, mas pensar o que ninguém pensou.” Albert Szent-Györgyi (1893-1986), bioquímico húngaro. 
2. “Um gênio é um por cento inspiração e 99 por cento transpiração.” Thomas Alva Edison (1847-1931), inventor estadunidense. 
3. “Tenho tentado sempre manter a minha mente livre, de forma a poder abandonar qualquer hipótese, por mais que goste dela […], no momento em que os fatos se mostram contrários a ela.” Charles Darwin, naturalista britânico (1809-1882).


RESPOSTA (SUGESTÃO):

1. A imaginação e a criatividade (“pensar o que ninguém pensou”) são importantes para a ciência. Sem criatividade e imaginação, muitas hipóteses não teriam surgido. Albert von Szent-Györgyi foi um cientista húngaro que estudou o papel da vitamina C, além de realizar estudos sobre a fisiologia da contração muscular. Recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1937. 

 2. Em ciência, uma ideia “genial” só aparece depois de se estudar muito um problema e as teorias envolvidas nele. Além disso, em geral, é preciso muito trabalho (“transpiração”) para se conseguir provar que determinada ideia é válida ou inválida. Thomas Alva Edison, inventor e empresário estadunidense, inventou a primeira lâmpada elétrica incandescente e o gramofone, entre muitos outros inventos. 

 3. A ciência é dinâmica e, portanto, não há verdade absoluta. Sendo assim, uma hipótese ou teoria que é considerada válida hoje pode, com base em novas descobertas, demonstrar-se falsa, dando lugar a outra. Charles Robert Darwin foi um naturalista inglês que, com base em suas observações da natureza, especialmente as realizadas durante uma viagem de cinco anos ao redor do mundo, propôs a teoria da evolução por seleção natural.

Questão de Biologia - Pesquisem o que é bioética e qual a sua importância para a sociedade

Pesquisem o que é bioética e qual a sua importância para a sociedade. Criem sugestões de medidas que poderiam ser tomadas contra o uso indevido da ciência.

RESPOSTA:
Os alunos deverão explicar que a Bioética discute as implicações morais (o que é certo, o que é errado) das pesquisas biológicas e de suas aplicações em Medicina, Biotecnologia e outras áreas e procura estabelecer normas de procedimento, que devem ser seguidas por todos. Com esse tipo de discussão, ressalta-se a importância de o cientista – se quiser colaborar com o bem-estar da comunidade – ter compromissos sociais e éticos e respeitar valores e direitos humanos (como qualquer pessoa, aliás); dessa forma, a Bioética contribui para a diminuição dos problemas do mau uso da ciência.

Questão de Biologia - Exemplos de aplicações científicas que beneficiam a sociedade

Exemplos de aplicações científicas que beneficiam a sociedade. Ainda que sejam benéficas, essas tecnologias podem produzir efeitos negativos de longo prazo. Apresentem esses efeitos e possíveis soluções.

RESPOSTA:

Entre os benefícios de aplicações científicas, os estudantes poderão citar as vacinas e os antibióticos, que, respectivamente, previnem e combatem as doenças, as modernas técnicas agrícolas, que aumentam a produtividade de alimentos, a eletricidade, que traz uma série de confortos, etc. Entre os problemas, podem citar a poluição ambiental e a construção de armas nucleares. Para evitar tais problemas, é preciso que os governos fiscalizem e regulem as aplicações do conhecimento científico e que as pessoas pressionem os governos nesse sentido e procurem participar ativamente das decisões que poderão afetar a vida em sociedade.

Questão de Biologia - Pesquisem qual é a área de atuação, a duração dos cursos relacionados

Pesquisem qual é a área de atuação, a duração dos cursos relacionados e outras características de profissões em que sejam necessários conhecimentos de Ecologia. Alguns exemplos dessas profissões: engenheiro ambiental, engenheiro- -agrônomo (ou agrônomo), engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, bacharel em ecologia, tecnólogo em gestão ambiental, tecnólogo em saneamento ambiental, técnico em controle ambiental, técnico em meio ambiente, etc. Se possível, entrevistem profissionais dessas áreas.

RESPOSTA (SUGESTÃO):

• O engenheiro ambiental orienta empresas e órgãos públicos para que o desenvolvimento econômico seja sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, desenvolvendo tecnologias para proteger o ambiente e realizando estudos de impacto ambiental, gerenciamento de energia, tratamento de esgoto, recuperação de áreas degradadas, etc. A duração média do curso é de cinco anos. 

• O engenheiro agrônomo atua para melhorar a produção agrícola, cuidando do preparo e cultivo do solo, do combate de pragas, da colheita, armazenamento e distribuição da safra, da alimentação e da saúde e dos animais, do manejo e recuperação das pastagens, além de gerenciar o armazenamento e comercialização de alimentos, entre outras funções. Atua em empresas, principalmente da agropecuária, e órgãos públicos. Duração média de cinco anos. 

• O engenheiro florestal gerencia parques e reservas florestais, avalia e planeja o aproveitamento de produtos da floresta, cuida da recuperação de áreas degradadas, de projetos de reflorestamento e do melhoramento genético de plantas. Há vagas em várias áreas do setor privado, como nas empresas de reflorestamento e indústrias de base florestal, principalmente nas de papel e celulose, em ONGs que atuam nessa área e em órgãos públicos, como o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente. Duração média de cinco anos. 

• O engenheiro sanitarista participa de projetos, construção e operação de sistemas de água e esgotos. Cuida da qualidade da água, do tratamento do esgoto e do lixo. Avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente e da prevenção da poluição causada por indústrias. Pode trabalhar em empresas privadas ou para prefeituras e secretarias estaduais e federais na área de saneamento básico e na área de consultoria ambiental. Duração média de cinco anos. 

• O bacharel em Ecologia analisa o funcionamento dos ecossistemas e os impactos ambientais da atividade humana, de modo a evitar desequilíbrios ecológicos, proteger os recursos ambientais e recuperar ecossistemas. Realiza pesquisas sobre as interações entre os seres vivos e o ambiente e suas repercussões sobre o equilíbrio ambiental e a saúde humana. Atua no planejamento do crescimento urbano. Pode trabalhar para empresas privadas e ONGs, na área de consultoria, por exemplo, e em órgãos públicos, como o Ibama e em secretarias municipais e estaduais, além de lecionar e realizar pesquisas em universidades, bem como participar de trabalhos educacionais na comunidade. Duração média de quatro anos. 

• O tecnólogo em gestão ambiental desenvolve projetos para prevenir e solucionar problemas de poluição das águas, para a recuperação do solo e de áreas verdes, a reciclagem de materiais e educação ambiental, tratamento de lixo, etc. Pode trabalhar para empresas públicas e privadas. A duração média do curso é de dois anos mais um estágio obrigatório. 

• O tecnólogo em saneamento ambiental trabalha em conjunto com o engenheiro sanitarista na instalação, fiscalização e manutenção de redes de água e esgotos, no gerenciamento de aterros sanitários e no controle de poluição ambiental. Pode trabalhar em empresas privadas de saneamento ou em órgãos públicos federais, estaduais ou municipais. A duração média é de três anos.


• O técnico em controle ambiental coleta e analisa dados ambientais, realiza análises da qualidade da água e do esgoto, gerencia o manejo de resíduos sólidos. Pode trabalhar em instituições públicas e privadas. Duração: cerca de 800 horas. 

• O técnico em meio ambiente colabora na elaboração de estudos ambientais, atua em programas de educação ambiental e de conservação de recursos naturais. Pode atuar em instituições públicas e privadas em unidades de conservação ambiental. Duração: cerca de 800 horas.

Questão de Biologia - Como a energia geotérmica, de biomassa e das marés podem ser aproveitadas?

Como a energia geotérmica, de biomassa e das marés podem ser aproveitadas? Como elas têm sido utilizadas no Brasil e no mundo? Quais são as vantagens e desvantagens da utilização dessas formas de energia?

RESPOSTA:

Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor vindo do interior da Terra. Esse calor é gerado do magma, formado por rochas derretidas abaixo da crosta terrestre. Em alguns pontos do planeta o magma está localizado muito próximo à superfície e seu calor provoca o aquecimento da água subterrânea. Essa água, quando superaquecida, jorra na forma de jatos: é o gêiser. Na Islândia, onde há muitos gêiseres, essa água quente é bombeada para as casas e usada para aquecimento. Podem ser abertos no chão buracos fundos até os reservatórios da água e vapor. Outra possibilidade é despejar água fria, que se infiltra nas rochas quentes e é convertida em vapor, que pode ser usado em turbinas para gerar energia elétrica. O problema é que em muitos lugares há necessidade de cavar buracos muito profundos (de até 15 km), tornando a tecnologia cara. A biomassa é a quantidade de matéria orgânica contida nos organismos. Usamos energia de biomassa quando queimamos madeira, dejetos de criação animal, matéria orgânica do lixo, biodiesel (combustível obtido de óleos vegetais, como a soja e o girassol), bagaço da cana, etc. O álcool é outra fonte energética derivada da biomassa. No entanto, em alguns casos, como o do biodiesel e do álcool, há necessidade de grandes áreas de terra para cultivo. Além disso, a energia de biomassa também pode contribuir para a poluição do ar — embora o uso de fontes renováveis de energia ajude a diminuir a emissão de gás carbônico. O Brasil é responsável por cerca de 40% de toda a produção mundial de etanol e muitos automóveis nacionais têm motor bicombustível (também chamado motor flex), isto é, que podem funcionar tanto com etanol como com gasolina. Além do Brasil, os principais produtores de etanol no mundo são os Estados Unidos (milho), o Canadá (trigo e milho), a China (mandioca), a Índia (cana-de-açúcar) e a Colômbia (cana-de-açúcar e óleo de palma). O Brasil também produz biodiesel, mas, nesse caso, os maiores produtores são a Alemanha, a França, a Itália e os Estados Unidos. O uso de biocombustíveis apresenta algumas vantagens: contribui para diminuir o aquecimento global, pode aumentar a oferta de trabalho no campo, sua produção é mais barata que a de combustíveis fósseis. Mas também tem desvantagens: se a lavoura para a produção de alimentos for substituída por lavouras para a produção de biocombustíveis, a produção de alimentos diminui e seu custo aumenta. Além disso, as plantações podem ameaçar reservas de matas nativas e, consequentemente, a biodiversidade. Para aproveitar a energia das marés é construído um reservatório junto ao mar, com turbinas e geradores. A água invade o reservatório com a maré alta e sai com a maré baixa. Nesse movimento, a turbina é acionada, gerando energia elétrica. É uma energia que pode ser aproveitada onde há grande diferença de nível entre a maré baixa e a maré alta. Mas, as variações no ciclo das marés dificultam o fornecimento regular de energia e o custo das instalações ainda é alto comparado com a quantidade de energia obtida.