PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Questão de Biologia - UECE 2024/1 - No que diz respeito à coordenação nervosa e sentidos humanos, é correto afirmar que

UECE 2024/1 - No que diz respeito à coordenação nervosa e sentidos humanos, é correto afirmar que 
A) as fibras sensoriais dos nervos conduzem impulsos nervosos das diversas regiões do corpo até a parte periférica do sistema nervoso. 
B) o estado de homeostase acontece quando o sistema nervoso coordena os ajustes para o funcionamento harmônico do organismo. 
C) os receptores são constituídos por células especiais ou por terminações de nervos sensoriais e são capazes de reconhecer qualquer tipo de estímulo. 
D) a transmissão do impulso nervoso acontece no seguinte sentido: do axônio para o corpo celular e depois para os dendritos.

RESPOSTA:
Letra B.

As fibras sensoriais, também conhecidas como aferentes, são responsáveis por conduzir os impulsos nervosos dos receptores sensoriais (como os encontrados na pele, músculos e órgãos sensoriais) em direção ao sistema nervoso central (SNC). Isso significa que o sentido de condução do impulso nervoso nas fibras sensoriais é centrípeto, ou seja, vai dos órgãos sensoriais em direção ao sistema nervoso central. Os receptores sensoriais são especializados em detectar tipos específicos de estímulos. Cada tipo de receptor sensorial está adaptado para responder a um estímulo particular, como luz, pressão, temperatura, dor ou substâncias químicas. A transmissão do impulso nervoso acontece no seguinte sentido: dendritos para corpo celular e depois para o axônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário