PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Questão de Biologia - UNESP 2024 - O gênero Conus inclui mais de 900 espécies de moluscos marinhos

UNESP 2024 - O gênero Conus inclui mais de 900 espécies de moluscos marinhos conhecidos como caramujos cone, cujos venenos estão entre os mais poderosos descritos até agora. Essa potência deve-se principalmente à ação coordenada de centenas de pequenos peptídeos bioativos, chamados conopeptídeos, que têm como alvo diferentes canais iônicos e receptores de membrana que, assim, interferem em processos fisiológicos cruciais. Cada espécie de caramujo cone produz um veneno único. Essa diversidade bioquímica, somada às inúmeras espécies de conopeptídeos contidos em seus venenos, resulta em um imenso potencial biotecnológico e terapêutico, ainda pouco explorado. 
(Helena B. Fiorotti et al. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, 2023. Adaptado.) 

a) Que tipo de simetria corporal os caramujos apresentam? Cite uma função da concha calcária nesses animais. 
b) Suponha que conopeptídeos extraídos de caramujos marinhos sejam injetados no nervo motor de um camundongo. Que tipo de tecido, ligado a esse nervo motor, deixará de responder a estímulos do sistema nervoso central do camundongo? Por que após o bloqueio dos receptores de membrana dos neurônios motores do camundongo a propagação dos impulsos nervosos será impedida?

RESPOSTA:
a) Os gastrópodes marinhos, conhecidos popular - mente como caramujos, possuem simetria bilateral. Eles apresentam um exoesqueleto calcário (concha) que auxilia na sustentação do animal, além de servir na proteção mecânica contra choques. 

b) O bloqueio do nervo motor do camundongo provocará a ausência de resposta pelo órgão efetor, que pode ser um músculo (tecido muscular). O bloqueio dos canais iônicos e dos receptores de membrana impedirá a despolarização do neurônio, não desenvolvendo um potencial de ação e, portanto, não gerando um impulso nervoso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário