PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 10 de dezembro de 2023

Questão de Biologia - UVA 2024/1 - O novo Parque Lagoa da Fazenda é um espaço de lazer muito utilizado pela população da cidade de Sobral, Ceará.

UVA 2024/1 - O novo Parque Lagoa da Fazenda é um espaço de lazer muito utilizado pela população da cidade de Sobral, Ceará. Embora os esforços para a despoluição da lagoa sejam intensos, ela recebe despejo de esgoto clandestino que pode levar a eutrofização desse ambiente aquático. A eutrofização é desencadeada pelas seguintes etapas: 
1- Redução dos níveis de oxigênio dissolvido. 
2- Mortandade de vários organismos, especialmente peixes, que necessitam de concentrações relativamente altas de oxigênio para garantir sua sobrevivência. 
3- Aumento da disponibilidade de nutrientes. 
4- Morte de plantas enraizadas e de algas abaixo da superfície, por impedimento da passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese. 
5- Aumento no número de algas microscópicas e de cianobactérias. 

Assinale a alternativa com a sequência correta em que a eutrofização ocorre: 
a) 1, 2, 3, 4, 5. 
b) 2, 5, 3, 1, 4. 
c) 3, 5, 4, 1, 2. 
d) 4, 1, 5, 2, 3.

RESPOSTA:
Letra C.

A eutrofização ocorre quando um corpo de água recebe escoamento excessivo e nutrientes minerais e orgânicos que causam o crescimento excessivo de algas superficiais e macrófitas (como no caso o aguapé). Este processo é produzido pela descarga de dejetos orgânicos com bactérias anaeróbias facultativas (eutrofização cultural) provenientes de atividades humanas, principalmente atividades domésticas e industriais. Com isso, há uma redução de disponibilidade de O₂ dissolvido na água, ocasionando a morte dos seres oxígeno-dependentes. Além disso, a passagem de luz fica afetada, comprometendo a atividade fotossintética nela, causando a morte de plantas aquáticas com raiz no assoalho do corpo d'água e de algas na coluna hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário