PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Questão de Biologia - Famema 2024 - O gráfico representa a variação da quantidade de DNA durante as onze

Famema 2024 - O gráfico representa a variação da quantidade de DNA durante as onze fases que compreendem a interfase e um processo de divisão celular. 

a) Que tipo de divisão celular o gráfico representa? Em seres humanos, que células são formadas ao final desse processo de divisão celular? 
b) Indique o número de uma das fases no gráfico em que, eventualmente, podem ocorrer alterações na quantidade de DNA que contribuem para o nascimento de um indivíduo com síndrome de Down. Por que a fase 5 favorece o aumento da variabilidade genética em uma população?

RESPOSTA:
a) O gráfico representa a meiose, pois ao final do processo percebe-se que as células resultantes apresentam metade do conteúdo de DNA original. Em seres humanos a meiose origina espermato - zoides nos homens e óvulos nas mulheres. 

b) Alterações nas quantidades de DNA que contri - buem para o nascimento de um indivíduo com síndrome de Down podem ocorrer nas fases de número 6 (Anáfase I), devido a não separação dos cromossomos homólogos, ou na fase de número 10 (Anáfase II), devido a não separação das cromá - tides irmãs. Em ambos os casos se tem a formação de células com o cromossomo 21 a mais, podendo esta célula originar uma criança com síndrome de Down. A fase 5 representa a metáfase I, onde ocorre o pareamento aleatório dos cromossomos homólogos, processo que permite a segregação independente dos cromossomos e por consequê - ncia de alelos, culminando com a variabilidade genética dos gametas e por fim, da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário