PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Questão de Biologia - UFU 2023/2 - Embora hoje os musgos e outras plantas

UFU 2023/2 - Embora hoje os musgos e outras plantas sem sementes continuem a garantir a existência de suas espécies, sabe-se que as sementes representam uma importante inovação evolutiva que contribuiu para abrir caminho para novos modos de vida para plantas com sementes. 

A) Considerando que tanto as sementes quanto os esporos podem ser dispersados a longas distâncias e que, em condições favoráveis, ambos podem germinar, explique a vantagem que as sementes apresentam em relação aos esporos, que garante um suporte fundamental para o crescimento quando o embrião emerge como uma plântula. 
B) As plantas com sementes formam dois clados-irmãos. Quais são esses dois clados? Em que eles se diferenciam no que se refere às adaptações reprodutivas?

RESPOSTA:
A) A proteção ao embrião e a reserva nutricional (endosperma, albúmen) representam vantagens da semente, garantindo a manutenção e desenvolvimento do embrião durante o processo de germinação.

B) Os clados são gimnospermas e angiospermas. As diferenças apresentadas em relação às adaptações reprodutivas entre os dois são: endosperma triploide (dupla fecundação); a presença de flores e frutos, facilitadores dos processos de dispersão e polinização nas angiospermas e ausência de tais estruturas nas gimnospermas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário