PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Questão de Biologia - Famema 2024 - Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose

Famema 2024 - Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou incapacidade de utilização da insulina, hormônio produzido no pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformálas em energia, a fim de que seja aproveitada pelas células. No diabetes mellitus tipo 1, a instalação da doença ocorre mais na infância e na adolescência. No diabetes mellitus tipo 2, a incidência da doença, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. 
(https://drauziovarella.uol.com.br. Adaptado.) 

a) Em que processo metabólico aeróbio a glicose é utilizada para a produção de energia nas células? Cite outro hormônio produzido pelo pâncreas que também atua na regulação da glicemia. 
b) No excerto há um equívoco conceitual sobre a função da insulina. Cite a função correta desse hormônio. Que alteração celular impede a utilização da insulina pela pessoa com o diabetes mellitus tipo 2?

RESPOSTA:
a) A glicose é substrato da respiração celular aeróbica, processo realizado na mitocôndria que sintetiza ATP. Além da insulina o pâncreas produz glucagon, hormônio responsável por elevar a glicemia sanguínea. 

b) O texto cita incorretamente que a glicose é quebrada pela ação da insulina. Na realidade esse hormônio pancreático estimula a entrada de glicose nas células e a síntese de glicogênio hepático. Logo, há uma redução desse monossa - carídeo na circulação sanguínea. No diabetes mellitus tipo 2 há uma alteração em receptores de insulina presentes na membrana plasmática das células impedindo a ligação destas com o hormônio. Isso faz com que os tecidos se tornem resistentes à ação da insulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário